• 8 Dezembro, 2022

A Fundação do Desporto, a Câmara Municipal de Rio Maior, a DESMOR E.M, S.A. e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), estabeleceram no dia 7 de dezembro, no Rio Maior Sports Centre, um protocolo de cooperação.
A cooperação tem como objetivo fomentar o acesso dos associados da AAOP às instalações de treino e preparação desportiva de propriedade municipal e gestão da DESMOR.
O protocolo foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, pelo presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Luís Filipe Santana Dias, pelo presidente do Conselho de Administração da Desmor, Miguel Pacheco, e pelo presidente da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal, Luís Monteiro.
Esteve ainda presente Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), representando o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e o presidente do IPDJ, Vitor Pataco.
Nas palavras proferidas pelos subscritores do protocolo, houve um consenso generalizado em reconhecer o mérito dos atletas olímpicos no legado que deixam ao País e na inspiração que constituem para os jovens que veem nos valores do desporto um caminho de valorização pessoal e social, fundamentais para o sucesso futuro das suas vidas pós-carreira desportiva.
Rio Maior teve atletas a participarem em Jogos Olímpicos desde Barcelona 1992 a Tóquio 2020, ininterruptamente, num total de 23 participações através de 11 atletas em 5 modalidades desportivas distintas em 8 edições dos Jogos Olímpicos.