O complexo de Piscinas Municipais de Rio Maior é constituído por instalações modernas, funcionais e energeticamente eficientes.

Existem duas piscinas cobertas, uma com 25 metros outra com 50, um tanque de saltos e um tanque de aprendizagem preparados para receber todas as vertentes da natação.

A piscina olímpica dispõe de equipamento de gravação vídeo HD, com captação de imagens subaquáticas, para possibilitar a análise do treino dos atletas e, ainda, de um ginásio para treino específico da natação, equipado com ergómetros VASA.

O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior – Natação é uma estrutura assente nos equipamentos já existentes do Complexo Desportivo de Rio Maior, agora complementados com novas funcionalidades de análise de treino, acompanhamento médico e uma nova zona de alojamento.

Entre as inovações destacam-se um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas em alta definição, ergómetros para ginásio de “treino em seco”, aparelhos de medição da força desenhados para avaliar a performance dos atletas (força dinâmica e estática).

O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior está assim apetrechado com o mais moderno equipamento, capaz de responder às necessidades de treinadores e atletas de todas as modalidades e, em particular, da natação.

O Centro de Estágio de Rio Maior dispõe de duas alas independentes de alojamento com 32 quartos individuais, duplos, triplos ou quádruplos, o que permite um ajuste às necessidades das equipas ou atletas.

Todos os quartos estão equipados com telefone, internet “wireless”, televisão, minibar, ar condicionado e uma ou duas casas de banho, conforme a configuração.

Dispõe de um serviço de Restaurante self-service, onde são confecionadas refeições para todos os atletas alojados. Contando com profissionais qualificados, as ementas do restaurante são preparadas tendo em conta as especificidades de alimentação de cada equipa, podendo ser previamente escolhidas pelas equipas em estágio.

No Centro encontra-se, ainda, um auditório multimédia com capacidade para 90 pessoas, salas de reuniões, salas para equipamentos, Ginásio, Sauna, Jacuzzi, Banho Turco, Crioterapia e um serviço de lavandaria.

O Centro de Estágio de Rio Maior tem ao dispor dos atletas e equipas os serviços de medicina desportiva, massagem e fisioterapia. Temos disponíveis os serviços de um médico, especialista em medicina desportiva, fisioterapeuta e massagistas. Estes profissionais trabalham numa área do Centro de Estágios equipada com a mais recente tecnologia de terapia e recuperação (laser, ultrasons, magnoterapia, ondas de choque, ondas curtas).

Rio Maior situa-se no centro do país, a 80 km de Lisboa, 30 km de Santarém e 20 km de Caldas da Rainha. Pertence à Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e, administrativamente, concelhos do Distrito de Santarém.

A zona Norte do concelho integra-se na área protegida do Parque Natural das Serras Candeeiros da qual também fazem parte as Salinas de Rio Maior. Todas as instalações desportivas se agrupam com o complexo escolar existente proporcionando distâncias de deslocação mínimas entre todos os equipamentos.

Servido por uma rede de auto-estradas que o liga a qualquer ponto do país, o Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior encontra-se a 80km do Aeroporto de Lisboa, dispondo de um serviço de transportes para os atletas e equipas alojados no complexo. Situado no mesmo fuso horário de Londres, casa dos Jogos Olímpicos de 2012, o Complexo Desportivo está separado da capital inglesa por um voo de apenas 2 horas.


Contactos:
Centro de Estágios e Formação Desportiva
Avenida Paulo VI
2040-227 Rio Maior
Tel: +351 243 999 700
Email: geral@desmor.pt

Mais informação:
Folheto do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior

http://www.desmor.pt/conte.php?n=14

Localização