• 29 Setembro, 2021

O IPDJ apresentou a iniciativa “Pausa #BeActiveAtWork”, no âmbito da comemoração da 7.ª edição da Semana Europeia do Desporto.
A iniciativa, apresentada no dia em que se celebra o Desporto no Local de Trabalho, tem como objetivo a sensibilização de todos os trabalhadores para a importância da prática de atividade física e da redução do tempo passado em comportamento sedentário durante o horário laboral. Atualmente, é no local de trabalho onde podemos associar a maior percentagem de tempo passado em comportamento sedentário, representando, aproximadamente, 75% do tempo total de trabalho.
De forma a contrariar estas evidências, o IPDJ decidiu contribuir para a melhoria das condições laborais dos seus trabalhadores bem como dos trabalhadores de outras entidades públicas e privadas através da promoção da prática regular de atividade física no contexto laboral, incluindo o teletrabalho, como parte integrante de um estilo de vida mais ativo e saudável.
A iniciativa Pausa #BeActiveAtWork, lançada publicamente no dia 29, apresenta um conjunto de recursos técnicos digitais e vídeos, com a duração de cerca de 5 minutos, onde são apresentadas sugestões de exercícios de reforço muscular e/ou alongamentos para serem realizados no local de trabalho/teletrabalho.
Neste sítio eletrónico pode encontrar-se ainda um documento técnico com recomendações para a execução destes exercícios num contexto de segurança.