• 17 Outubro, 2014

Velódromo Nacional – Centro De Alto Rendimento De Sangalhos.O Acordo de Constituição da Comissão de Gestão Local do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia foi hoje assinado. A parceria – que integra o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Município da Anadia e a Federação Portuguesa Ciclismo – visa operacionalizar a gestão e potenciar a actividade do Centro de Alto de Rendimento local.

O CAR de Caldas da Anadia tem como génese o apoio a modalidades como ciclismo, andebol, basquetebol e voleibol, e podem desenvolver-se ainda modalidades como pentatlo moderno, judo, ginástica. Depois de Peniche e Caldas da Rainha, esta infra-estrutura surge como o terceiro CAR a ter uma Comissão de Gestão Local oficializada, num processo que conhecerá novos desenvolvimentos com a constituição de comissões de gestão para os CAR de Viana do Castelo, Rio Maior, Montemor-o-Velho, Viana do Castelo e Golegã.

“A Fundação do Desporto assumiu o desafio de fazer a gestão dos Centros de Alto Rendimento construídos e em fase de acabamento. Desde logo percebemos que seria muito difícil fazer esta gestão a partir de Lisboa, pois obrigaria à montagem de uma estrutura organizativa e funcional complexa, pesada e com enormes custos, para além, naturalmente, da legalidade jurídica para o poder fazer. Propusemos assim, em total articulação com o Governo, as Federações Desportivas e os municípios, que os CAR fossem geridos localmente, constituindo-se para o efeito Comissões de Gestão Local, dinamizando a actividade e tornando mais eficaz a sua gestão”, explica Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto.

A cerimónia de assinatura do acordo decorreu no CAR de Anadia, contando com a presença Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, e de representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Câmara Municipal da Anadia.