• 14 Julho, 2020

A Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, I.P. foi o palco escolhido para a apresentação do website campeoesdeportugal.pt, um projeto promovido pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto e que conta com a participação e o apoio financeiro da Fundação do Desporto e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A iniciativa foi tornada pública no início da reunião do Conselho Nacional do Desporto de dia 14/07/2020.

O projeto visa criar na internet um sítio (campeoesdeportugal.pt) para divulgar e promover a excelência no Desporto português. O CNID diz tratar-se de uma iniciativa inédita, tanto a nível nacional como internacional e pretende juntar numa base de dados, aberta a todos os interessados, os nomes dos campeões olímpicos, paralímpicos, mundiais, europeus e nacionais, permitindo a fácil consulta e um diversificado aproveitamento jornalístico ou meramente informativo, a partir de qualquer parte do globo, a qualquer hora.

Naturalmente, não será possível fazer tudo ao mesmo tempo. O projeto começa pelos títulos nacionais e internacionais, alargando a recolha de informação para o nível distrital numa segunda fase.

__________

Uma primeira atividade foi já concretizada: a escolha do logótipo, a cujo concurso se apresentaram 72 trabalhos. Segue-se a aquisição da solução informática que permitirá concretizar a ideia.

Um projeto desta dimensão implica a colaboração de dezenas e dezenas de instituições, a começar pelos organismos da área do Desporto: Comité Olímpico e Comité Paralímpico, Fundação do Desporto, Confederação do Desporto, Federações, Associações, Ligas e Clubes. Será solicitada, também, a colaboração dos órgãos de Comunicação Social e de outras entidades para garantir maior qualidade histórico-informativa.

Equaciona-se, ainda, convidar jornalistas e outras personalidades para escrever sobre alguns campeões portugueses, aumentando o valor informativo-cultural do “site”.

Manuel Queiroz, Presidente do CNID, afirma que “a História é sempre uma narrativa que não é neutra e a narrativa deve ter sempre uma base profissional para assim se assegurar a perenidade destas histórias. Não vamos escrever a História, mas vamos dar subsídios para essa escrita.”

“É um serviço que se presta à Comunidade Desportiva, desde aqueles que o CNID representa (os jornalistas e colaboradores da área da Informação de Desporto), aos principais atores – atletas, equipas, técnicos, dirigentes, árbitros e patrocinadores.”

Para o Provedor da SCML, Edmundo Martinho, “Este é um projeto que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acarinhou desde a sua génese que entendemos ser uma ferramenta de serviço público, ao compilar toda a informação possível da carreira dos principais talentos desportivos nacionais nos últimos 100 anos. Este será um espaço que vai contribuir decisivamente para que a sociedade possa ter mais e melhor informação. Congratulamo-nos com a abertura deste espaço digital que pode ser também uma montra motivacional e aspiracional a todos os que visitam”.

Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destaca que “este relevante projeto, em boa hora equacionado pelo CNID, homenageia acima de tudo o esforço, abnegação e compromisso de sucessivas gerações de CAMPEÕES que – ao longo de mais de Cem Anos, com as inúmeras vicissitudes de cada época correspondente – tão bem teimaram em escrever a História do Desporto em PORTUGAL. O empenho comum de poder contribuir para perpetuar a memória todos estes feitos atléticos, no conjunto das várias modalidades desportivas formalmente reconhecidas, é incentivo mais do que suficiente para a Fundação do Desporto se associar a tão importante iniciativa, de verdadeiro alcance nacional e enorme impacto histórico. Se não soubermos honrar a nossa história coletiva, jamais conseguiremos devidamente adequar e projetar o futuro.

Vitor Pataco, Presidente do IPDJ, IP considera que “a plataforma CampeõesdePortugal.pt  vai ser um excelente ponto de encontro entre os nossos campeões e todos aqueles que se interessam pelas suas vidas, pelas suas realizações, pelo brilho que trazem à sociedade, satisfazendo o interesse de investigadores, jornalistas, famílias ou simplesmente interessados pelo desporto”.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que deu início a esta sessão, destacou o produto final, o objeto deste protocolo, que institui um sítio na Internet (campeoesdeportugal.pt) para divulgação e promoção da excelência do desporto português, em que se pretende reunir num mesmo local todos os campeões, individuais e coletivos, de Portugal.

Descarregue o press release aqui.