• 27 Março, 2022

Cascais recebeu neste fim de semana o convívio olímpico, evento que juntou mais de duas centenas de olímpicos portugueses que participaram nos Jogos entre 1952 e 1972, uma festa organizada pela Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e que teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Sr. Presidente da República.
O evento que reuniu em Cascais o maior número de atletas Olímpicos portugueses jamais realizado no país, prestou este sábado homenagem aos atletas que escreveram a História do Desporto Nacional.
A 1.ª edição do Cascais Olímpico trouxe ao palco da Nova SBE em Carcavelos atletas que participaram nos Jogos Olímpicos até 1972. Foi o caso de Joaquim Pedro Granger, que participou na modalidade de Ginástica nos Olímpicos de Helsinki em 1952, António Gentil da Silva Martins, na modalidade de Tiro, em Roma (1960), ou a ginasta Esbela Miyake que contou com três participações, nas edições de 1960, 1964 e 1968.
Estes foram alguns dos cerca de 26 nomes que se destacaram em modalidades como a Ginástica, Natação, Tiro, Esgrima, Atletismo, Vela, Remo, Judo, Lutas Amadoras ou Equestre.
A AAOP estabeleceu protocolos com instituições de referência no país, nas mais diversas áreas de intervenção, e o seu principal objetivo é encontrar soluções para garantir a cada olímpico um futuro mais estável e consistente depois de deixar o Alto Rendimento.
O Convívio Olímpico esteve inserido no grande evento Cascais Olímpico, ao qual se associou a World Olympians Association (WOA) – a Associação que reúne todas as Associações de Atletas Olímpicos mundiais, incluindo a portuguesa.