• 25 Setembro, 2020

No âmbito do projeto comunitário “Integração de atletas de elite no mercado de trabalho através da valorização das suas competências transversais”, a Fundação do Desporto e a Universidade das Ilhas Baleares, Espanha, promoveram um Focus Group no dia 24.09.2020, que decorreu entre as 18:00h e as 21:00h com recurso a meios telemáticos de videoconferência.

O “Focus Group” serviu para validação do “Guia informativo e linhas de orientação para melhorar a transição de carreira dos praticantes desportivos para o mercado de trabalho através das habilidades adquiridas no Desporto”.

Desenvolvido o documento, com recurso a várias fontes oficiais e académicas, promoveu-se um Focus Group como prova piloto do Guia.

A tarefa proposta passou por recolher a apreciação dos 25 experts sobre o Guia, designadamente nos seguintes aspetos: (i) soft skill identificadas, (ii) elementos identificados em cada skill, (iii) aplicação prática no dia-a-dia e sobre (iv) as sugestões para a implementação. Numa segunda fase proporcionou-se um momento coletivo para discussão e priorização das sugestões mais importantes através de uma videoconferência.

Integraram este Focus Group atletas de alto rendimento, treinadores (inclusive um treinador de campeões olímpicos), dirigentes desportivos, responsáveis pela Administração Pública, empregadores/empresários académicos, jornalistas, entre outros.

A iniciativa técnica e científica foi coordenada por Paulo Marcolino, da Fundação do Desporto e pelo coordenador deste projeto, o Professor Doutor Alexandre Garcia Más da Universidade das Ilhas Baleares (Espanha).

Ver também em: https://elit-in.net/news/30

______________________

A Fundação do Desporto e a Federação Portuguesa de Natação integram o consórcio internacional ‘ELIT-in’ no âmbito do projeto “Integration of elite athletes into the labour market through the valorization of their transversal competences”.

ELIT-in é um projeto Erasmus + Sport que se foca especificamente na promoção de carreiras duais para os atletas de alto rendimento, tendo como principal objetivo trabalhar no reconhecimento de competências transversais adquiridas por eles ao longo das suas carreiras desportivas, com o intuito de as valorizar enquanto fatores diferenciadores no mercado de trabalho e de lhes assegurar garantias e mais valias que os ajudem no momento de transição de carreira.

Dentro das atividades do projeto e de entre outros produtos, o consórcio criou um Guia Prático com recomendações para o universo desportivo. Estes conteúdos estão disponíveis na página web oficial do projeto (https://elit-in.net/).