• 4 Outubro, 2022

O Ética Summit 2022 decorreu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, três dias de um evento totalmente online que debateu temas sobre ética, transparência e integridade no desporto e juntou centenas de pessoas do espaço lusófono. A Fundação do Desporto foi um dos parceiros do evento.
Durante três dias, centenas de participantes debateram diversos temas como os “valores da ética”, a “manipulação genética”, o “racismo e a xenofobia”, a “manipulação dos resultados”, a dopagem e antidopagem”, ou o “desporto profissional versus o desporte amador”, “boa e transparência”, “infiltração criminosa no desporte” e ainda, “inclusão e igualdade” em conferências, mesas redondas e workshops.
As emissões foram realizadas a partir da Faculdade de Motricidade Humana, na Cruz Quebrada, e na sessão de abertura, na sexta-feira, estiveram presentes o presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Mário Almeida; o presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Cláudio Bochi; o vogal da Direção do Instituto Português do Desporto e Juventude, Carlos Pereira.
No sábado, foram abordados temas como “Desafios atuais: a genética no desporto” e “O desporto e o desenvolvimento de valores, desde as idades jovens”, “Integridade do desporto – novos riscos e novas exigências”, “Boa governança e transparência – fatores de credibilidade e sustentabilidade”, “Infiltração criminosa no desporto – enquadramento normativo em vigor” e “Desporto profissional / amador – especificidades em matéria de integridade”.
No domingo, o evento versou sobre a “antidopagem”, “Inclusão e igualdade” e “Racismo e xenofobia”, com debates nos quais participaram, entre outros, Luís Horta, da Comissão Disciplinar Anti-Dopagem; João Albuquerque e Souza, atleta olímpico brasileiro; Diana Gomes, atleta olímpica portuguesa; Leila Marques, atleta paralímpica portuguesa; Carlos Resende, treinador de andebol e ex-atleta internacional AA da seleção Nacional portuguesa de andebol.
O Ética Summit, o primeiro evento sobre ética organizado no espaço lusófono contabilizou 1000 participantes registados e contou com 48 oradores especialistas de vários países de língua oficial portuguesa.