• 17 Outubro, 2021

O programa “Football for All Leadership” realizou-se em Lisboa entre os dias 10 e 17 de outubro, com o apoio da Fundação do Desporto.
A Fundação estabeleceu uma parceria com a Integrated Dreams, pelo segundo ano consecutivo, que se traduziu no apoio financeiro ao Programa “Football for All Leadership” – através do Mecenas Lactogal, S.A., fundador e instituidor da FdD – e na co-promoção de algumas atividades do programa deste ano.
A FdD foi copromotora do Jantar de Abertura do Football for All Leadership Programme 2021, que se realizou no dia 10 de outubro no Hotel Marriott Lisboa com a presença da Comissão Executiva da FdD; do presidente do Conselho de Administração da Fundação, Paulo Frischknecht; do presidente do IPDJ, Vítor Pataco; do presidente do INR, Humberto Santos; da gestora de Relações Públicas e Eventos da Lactogal, AS, Maria José Patrício; e do CEO da Johan Cruyff Foundation, Niels Meijer.
A FdD também participou no painel “Inclusion and Diversity in Portuguese Sport” no qual foi realizada uma apresentação de uma boa prática “Desenvolvimento do Projeto Desportivo de Marta Paço”, projeto desenvolvido no CAR de Viana do Castelo, com uma surfista invisual total, que é campeã europeia de surf para cegos. Na apresentação foi mostrado o processo de desenvolvimento do projeto, inclusive a tecnologia que foi desenvolvida para o mesmo, designadamente os capacetes com valências tecnológicos que permitem comunicar com a Marta Paço em água, no Mar, a partir de terra pelo treinador e assistentes terapêuticos.
Além da Fundação do Desporto, a edição de 2021 do programa foi desenvolvida com o apoio de várias organizações desportivas, incluindo a FIFA, UEFA, Fundação Johan Cruyff, Federação Portuguesa de Futebol, Arsenal Football Club e Sport Lisboa e Benfica.
O programa inclui iniciativas variadas, entre as quais uma palestra de Hala Ousta, da FIFA, sobre a Estratégia de Acessibilidade e Inclusão da FIFA, um workshop sobre introdução à gestão de projetos por Joana Soares (Real Federação Espanhola de Futebol) e um colóquio sobre gestão de eventos desportivos por Daniel Ribeiro, da FPF.
O programa proporcionou ainda momentos de experiências práticas desportivas, como Surf Adaptado na praia de Carcavelos, na manhã do último dia de trabalhos.