• 24 Agosto, 2022

O Football for All Leadership Programme, entidade que tem o apoio da Fundação do Desporto, organizou vários eventos no mês de julho e está a desenvolver vários projetos para pessoas com deficiência.
O Graduation Ceremony Football for All Leadership Programme decorreu no dia 1 de julho em Londres, no Emirates Stadium, tendo juntado os participantes das últimas duas edições do Football for All Leadership Programme (2019/2020 e 2021/2022), que receberam os certificados de conclusão do Programa.

O Football for Alumni Gathering realizou-se no dia 2 de julho, tendo também tido lugar no Emirates Stadium. Foi a primeira vez que os participantes de todas as edições do Football for All Leadership Programme (2018/2019, 2019/2020 e 2021/2022) se juntaram, ocasião que foi aproveitada para trocar experiências e fomentar as conexões entre participantes das diversas edições do Programa. Com a colaboração do Arsenal FC e do Arsenal in the Community, foi possível aos participantes fazerem uma visita guiada ao Emirates Stadium e ficarem a conhecer um pouco melhor a dinâmica de um dos maiores clubes de futebol do mundo. Após a visita guiada ao estádio, os participantes tiveram também a oportunidade de visitar as instalações do Arsenal in the Community (Fundação do Arsenal FC) e ficarem a conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido por esta organização nas vertentes da inclusão e acessibilidade.

O I Encontro de Padel Adaptado Cascais foi um projeto organizado em conjunto com a Associação Padel Sem Barreiras (entidade responsável pela promoção do padel adaptado em Portugal) e com a Asociación Crecer en Positivo (entidade baseada em Valência e que se dedica à promoção do desporto inclusivo) e que foi coordenado pelo participante da última edição do Football for All Leadership Programme, Tomás Marques (este foi o projeto que o Tomás desenvolveu para a Comunidade no âmbito da sua participação no Programa).
Foi a primeira vez que se realizou em Portugal um encontro Ibérico envolvendo jovens portugueses e espanhóis praticantes da modalidade de padel adaptado. O encontro teve lugar na região de Cascais, entre os dias 13 e 16 de julho, tendo juntado 25 jovens praticantes de padel adaptado (14 jovens portugueses e 11 jovens espanhóis), que durante estes dias tiveram a oportunidade de trocarem experiências e partilharem a paixão que nutrem pela prática desta modalidade.

O Evento de Relançamento do Powerchair Football em Portugal teve lugar no dia 16 de julho e foi organizado por Carlos Filipe, participante da última edição do Football for All Leadership Programme. O evento marcou o regresso da modalidade de powerchair football (futebol praticado por utilizadores de cadeira de rodas elétrica) a Portugal e consistiu na realização de um webinar e na primeira sessão de treino/demonstração da modalidade, que decorreu no âmbito do Dia do Desporto Adaptado organizado pela Associação Salvador.
A partir de agosto, um grupo de interessados irá começar a praticar a modalidade de forma regular.

Interpretação de Língua Gestual do Hino Nacional Português nos Jogos da Seleção Nacional de Futebol Masculina – Projeto que tem vindo a ser desenvolvido por Ana Margarida Almeida, no âmbito da sua participação no Football for All Leadership Programme e que conta também com o apoio da Associação Portuguesa de Surdos e da Brave Generation Academy. Neste momento já se encontra produzido o vídeo com a interpretação do hino nacional em língua gestual,encontrando-se o projeto neste momento numa fase de análise e de definição de calendarização por parte da FP Futebol.

Desenvolvimento de uma Metodologia Introdutória à Prática de Desportos Aquáticos Adaptados – Projeto que tem vindo a ser desenvolvido pela participante da última edição do Football for All Leadership Programme, Maria João Morgado (ex-atleta paralímpica na modalidade de natação), em colaboração com a ANITA IPSS (entidade que se dedica á promoção de modalidades aquáticas adaptadas a pessoas com deficiência). O projeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia que permita fomentar a prática de desportos aquáticos junto de pessoas com deficiência, fora da época balnear.
Já foi desenvolvido um conjunto de exercícios/metodologia de introdução, estando agendada para o início do Outono a primeira sessão de implementação dos exercícios em piscina.