• 27 Novembro, 2013

Captura de pantalla 2016-07-30 a las 16.21.33No desenvolvimento dos contactos iniciados com a Embaixada da China em Portugal, a propósito da promoção dos objectivos da Fundação do Desporto, nomeadamente a divulgação dos Centros de Alto Rendimento junto das entidades desportivas deste país, esteve em Lisboa o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Cidade Olímpica de Pequim (BODA), Zhang Fengchao.

Na breve troca de impressões com o Secretário-geral da Fundação do Desporto, Zhang Fengchao constatou que o âmbito das duas Fundações se assemelha, salientando que o da BODA (fundada em 2010) apontam para a promoção da cultura e o desporto para o povo, dentro do espírito do ideal olímpico, para além de estudar o impacto da organização de Jogos Olímpicos sobre a vida das cidades anfitriãs, e de que forma essa faceta contribui (u) para o respectivo desenvolvimento e para o benefício dos cidadãos.

Como o outro objectivo da visita a Portugal era a oferta de duas publicações ao Museu Nacional do Desporto, Fengchao teve oportunidade de descer a Avenida da Liberdade até ao Palácio Foz, onde foi recebido pelo Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha.As obras a ofertar ao Museu são «Forever Olympia» e «Looking Back in Glory», que documentam o impacto da organização de Jogos Olímpicos em todas as cidades que os receberam na era moderna (desde Atenas 1896).

Ficaram, desta forma, reforçados os contactos bilaterais que já existem com a República Popular da China – com o território de Macau em primeira linha, que integra a CPLP – aguardando-se que os frutos desta cooperação sejam cada vez mais fortes.