• 5 Janeiro, 2018

FST Lisboa é a equipa de Formula Student do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e, também, a mais antiga e bem-sucedida do país. Formada em 2001, por um pequeno grupo de alunos, conta, agora, com cerca de 40 estudantes que partilham a paixão pelo desporto automóvel. Pioneiros em técnicas de construção automóvel já desenvolveram 7 protótipos – 3 carros a combustão, 4 carros elétricos e encontram-se, de momento, a construir o quinto modelo elétrico designado – FST 08e.

A equipa FST Lisboa participa, anualmente, nas maiores competições de engenharia para estudantes, nomeadamente, o Formula Student. Esta é a maior competição internacional de design de engenharia para estudantes, com início nos Estados Unidos rapidamente se expandiu e regista, atualmente, mais de 600 equipas participantes das maiores faculdades de engenharia do mundo. O grupo do Técnico pretende participar em três eventos internacionais de Formula Student, na República Checa, Espanha e Alemanha.

Num esforço implícito, quer pelo custo elevado dos materiais e equipamentos necessários, quer da participação nas competições internacionais, a equipa FST Lisboa socorre-se do apoio da universidade e patrocinadores, tendo como objetivo próximo exportar os motores para a indústria, bem como produzir componentes dos produtos internamente, em colaboração com a indústria nacional.

Porque investir na FST Lisboa representa apoiar o empreendedorismo jovem, estimular o envolvimento de estudantes universitários no mercado de trabalho e fomentar a sua capacidade de enfrentar desafios, a Fundação do Desporto orgulha-se de contribuir para o sucesso desta geração de engenheiros promissores, concedendo uma comparticipação financeira ao projeto, através da “Medida de promoção do empreendedorismo e I&D&I no desporto”.

Este apoio simboliza, assim, uma sinergia entre a esfera académica e desportiva, com vista à inovação e desenvolvimento para ambos setores, sendo primordial a participação e envolvimento de diversos agentes de áreas distintas.

Ver Modelos