• 13 Outubro, 2015

Captura de pantalla 2016-07-15 a las 19.24.14 copyA missão da Fundação do Desporto, organismo que tem vindo a coordenar a gestão dos centros de alto rendimento nacionais, foi formalmente legitimada por parte do Governo, através do Despacho n.º 11258/201 publicado a 8 de outubro em Diário da República, que veio instituir a nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento.

No seguimento de uma proposta do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, em 31 de Março de 2015, que aprovou em Conselho de Fundadores e Curadores um projeto de Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, a Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento foi agora instituída. No mesmo Despacho, à Fundação do Desporto não só é atribuída a função de “entidade de coordenação nacional” mas também de responsável pela “promoção internacional” da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. Cabe à Fundação do Desporto, ainda, propor à tutela “os critérios, requisitos e procedimentos para a integração ou exclusão de infraestruturas desportivas da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, bem como avaliar e propor candidaturas destes centros de alto rendimento”.

Este enquadramento decorre das medidas legais que têm vindo a ser aplicadas no sentido de reforço da internacionalização da economia do desporto, potenciando a racionalização e rentabilização dos equipamentos e infraestruturas, melhoria das condições de desenvolvimento desportivo, bem como a projeção internacional do desporto nacional.

“A adoção de medidas para reforço da internacionalização da economia do desporto é, claramente, um dos os caminhos a seguir. Os centros de alto rendimento podem representar núcleos de desenvolvimento da economia, do emprego qualificado e da atracão e fixação de pessoas e empresas nas regiões onde se implementaram”, afirma o presidente da Fundação do Desporto, Carlos Marta. “À Fundação do Desporto foi cometida a coordenação nacional e promoção internacional dos Centros de Alto Rendimento. O Despacho que vem agora a público é por isso um instrumento de gestão fundamental e um passo decisivo para a Fundação do Desporto reforçar a sua capacidade de intervenção em prol do desporto e das economias locais”, Carlos Marta.

No seguimento deste Despacho, no próximo dia 15 de Outubro, às 17h00, no auditório do Gabinete da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, são assinados seis protocolos de financiamento a projectos desportivos (no âmbito da Medida de Apoio aos Projectos Desportivos dos Centros de Alto Rendimento, instrumento de financiamento construído pela Fundação do Desporto) já submetidos pelos seguintes CAR: Centro de Alto Rendimento de Anadia (Sangalhos); Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho; Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha; Centro de Alto Rendimento de Rio Maior; Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António; e Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo.

A nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, instituída através Despacho n.º 11258/201 publicado a 8 de outubro em Diário da República, contempla as seguintes infraestruturas:

1. Centro de Alto Rendimento de Anadia (Sangalhos) – Ciclismo, Judo, Ginástica, Esgrima e Pentatlo Moderno.
  2. Centro de Alto Rendimento de Aveiro – Surf, Bodyboard, Longboard [potencial para integrar JetSki e Motas de Água, Canoagem, Remo e Vela (KiteSurf)].
  3. Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha – Centro de Excelência e Alto Rendimento para o Badminton.
  4. Centro de Alto Rendimento da Golegã – Desportos Equestres.
  5. Centro de Alto Rendimento da Maia – Atletismo, Ginástica e Ténis.
  6. Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho – Canoagem, Natação (águas abertas), Remo e Triatlo.
  7. Centro de Alto Rendimento da Nazaré – Surf, Bodyboard, Longboard [potencial para integrar JetSki e Motas de Água, Canoagem, Remo e Vela (KiteSurf)].
  8. Centro de Alto Rendimento de Peniche – Surf, Bodyboard, Longboard [potencial para integrar JetSki e Motas de Água, Canoagem, Remo e Vela (KiteSurf)].
  9. Centro de Alto Rendimento de Rio Maior – Natação.
  10. Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo –  Surf, Bodyboard, Longboard.
  11. Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Foz Côa – Remo e Canoagem.
  12. Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia – Taekwondo e Ténis de Mesa.
  13. Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António – Atletismo, Judo, Futebol, Triatlo e Natação