• 19 Abril, 2017

A sessão de lançamento do programa de mentoring profissional teve lugar dia 19 de abril, no Auditório Cardeal Medeiros, na Universidade Católica de Lisboa.

PROMENTOR DESPORTO resulta de uma sinergia inovadora entre a Fundação do Desporto – coorganizadora, a Católica Lisbon School of Business & Economics e a Deloitte, com o objetivo de dotar as Federações Desportivas Portuguesas de ferramentas estratégicas que lhes permitam desenvolver e maximizar:
– Resultados da gestão;
– Eficiência financeira;
– Fund raising;
– Marketing, gestão da comunicação e gestão de eventos;
– Estratégia e inovação da gestão;
– Governance e operações;
– Liderança e recursos humanos;
– Entre outras áreas a considerar.

O PROMENTOR DESPORTO assenta em dois pilares essenciais – Accessing e Advising.
No âmbito do Accessing estão previstas sessões temáticas, dirigidas por vários oradores convidados, com o objetivo de impulsionar canais de negócio, dominar tendências de mercado e reforçar a imagem corporativa das Federações.
Quanto ao Advising vão realizar-se diversas sessões de consultoria para o desenvolvimento estratégico das referidas entidades, mediante a monitorização dos resultados e a avaliação do desempenho das mesmas.

Neste contexto, os quadros das Federações Desportivas, capacitados pelo PROMENTOR DESPORTO, “vão beneficiar do acompanhamento personalizado de professores de uma das mais prestigiadas faculdades de negócios e formação de executivos do país – Católica Lisbon, bem como de profissionais de uma das mais reputadas consultoras empresariais do mundo – Deloitte” assegurou Carlos Loureiro – Partner e Tax Leader da Deloitte Portugal.

As sessões são organizadas por grupos, com a participação de 10 a 15 federações, para facilitar a partilha de experiências e de melhores práticas, podendo ter lugar nas instalações da Universidade Católica, da Deloitte ou da própria federação desportiva.

Francisco Veloso, Diretor da Católica Lisbon, reforçou que “as Federações Desportivas podem melhorar o seu desempenho financeiro e de marketing, desenvolver a sua estratégia de gestão através de métodos e ferramentas específicos, acompanhar os seus indicadores de desempenho e enriquecer com a partilha de experiências e boas práticas”.

Ao longo do ano, vão haver sessões públicas de capacitação, desenvolvimento de competências e networking, sessões coletivas de avaliação do desempenho estratégico e dos resultados da gestão e, sessões individuais de consultoria e mentoring profissional.

Carlos Marta, Presidente da Fundação do Desporto, salientou a importância e necessidade de se promoverem iniciativas inovadoras como esta, pois “urge encontrar novas alternativas para capacitar e qualificar as estruturas dirigentes e técnicas das Federações Desportivas nacionais”.

O PROMENTOR conta com o apoio do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.) e do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, pelo que Augusto Baganha­ – Presidente do IPDJ, I.P. e João Paulo Rebelo – Secretário de Estado da Juventude e do Desporto marcaram presença na sessão de lançamento do programa, bem como representantes de diversas Federações Desportivas, entre outras entidades do desporto e tecido empresarial português.