• 3 Dezembro, 2020

No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e no eixo de apoio a projetos de investigação, publicações e edições, foi decidido apoiar o Projeto “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (http://fpdd.org/conhecer-mais-para-incluir-melhor-2-2/).

Este projeto integra uma Revista Científica bilingue em português e inglês, cuja 8.ª edição é difundida a partir do dia 3 de dezembro, como habitualmente, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e no contexto das comemorações do 32.º aniversário da FPDD (fundada em 7 de dezembro de 1988).

Este projeto inclui, também, a realização de um Seminário anual (http://fpdd.org/seminario-cmpim/), habitualmente na primeira semana de dezembro, que serve, fundamentalmente, para os autores dos artigos publicados na Revista apresentarem os seus trabalhos científicos Este ano, esta atividade (inicialmente programada para Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020), foi realizada sob a forma de “webinar”, na tarde de 3 de dezembro.

Todos os artigos submetidos para publicação na Revista que foram aceites pela direção editorial, são avaliados por um Júri nomeado anualmente, com vista à atribuição do primeiro prémio. Caso o Júri assim o delibere, poderá ser decidido atribuir, também, uma menção honrosa.

________

Este projeto, que se materializa em três iniciativas (Seminário, Revista Científica indexada e prémio de melhor artigo), é único em Portugal, e está aberto às diferentes instituições, desde logo de ensino universitário e politécnico, bem como a autores de diferentes nacionalidades. Por ser bilingue tem potencial para ser difundido por todo o universo lusófono.

Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destaca que “A ciência aplicada à melhoria das condições de vida em Sociedade das pessoas com deficiência é um dos desideratos da Fundação do Desporto. Este projeto está, não só, dentro do escopo da ação desta organização, como entronca em pilares basilares do movimento fundacional.”

O Protocolo de Cooperação celebrado entre a FdD e a SCML assenta em pontos comuns vertidos na missão e valores das entidades. Considerando as necessidades crescentes de colaboração e articulação institucional, por parte de entidades com objetivos estatutários e missões focalizadas no desenvolvimento social, civilizacional e económico, a FdD e a SCML decidiram desenvolver formas de colaboração e intercâmbio mútuos em áreas de reconhecido interesse público, científico, técnico e prático, em especial no que concerne à promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.