• 7 Julho, 2015

Captura de pantalla 2016-07-30 a las 13.15.59A Fundação do Desporto, instituição de direito privado e utilidade pública, integra o lote de patrocinadores oficiais da 77ª Volta a Portugal e da 22ª Volta a Portugal do Futuro, concretizando a sua missão de apoio e captação de recursos para o Desporto, e promovendo também rede nacional de Centros de Alto Rendimento.

Os eixos estratégicos de incentivo ao Desporto de Alto Rendimento e de desenvolvimento de iniciativas de captação de investimento, junto de parceiros empresariais e institucionais, encontram na 77ª Volta a Portugal e na 22ª Volta a Portugal do Futuro o exemplo daquela que é a renovada capacidade de intervenção da Fundação do Desporto. Ao mesmo tempo, e como Entidade Coordenadora Nacional dos Centros de Alto Rendimento, a Fundação do Desporto encara estes eventos – provas de relevância maior e palcos de exposição internacional para as potencialidades e infraestruturas do nosso País – como oportunidades de promoção dos mesmos, dando seguimento a um processo de divulgação que visa captar a realização de eventos e de estágios, dinamizando as infraestruturas disponíveis e as economias locais.

Na 77ª Volta a Portugal, assumindo toda a exposição mediática decorrente do patrocínio oficial, a  Fundação do Desporto será patrocinadora exclusiva da Camisola da Montanha e da carismática tirada da Torre, na 7ª etapa, a 6 de Agosto. Na 22ª Volta a Portugal do Futuro, que estará na estrada entre 16 e 19 de Julho, a Fundação do Desporto será igualmente patrocinadora exclusiva da Camisola da Montanha.

“A Volta a Portugal Liberty Seguros é um produto desportivo que merece uma atenta análise por parte das autoridades nacionais de vários sectores que não apenas do desporto. É uma referência nacional e internacional. Contribui para a coesão territorial e identidade nacional. Projeta Portugal no mundo. Este é um produto que promove bem o eixo da economia associada ao desporto, designadamente da fileira das “duas rodas”, que contribui para a economia regional e, em especial, local. Somos um país com condições climatéricas, geográficas, de segurança e com um sistema de saúde excelente o que nos torna num território de caraterísticas singulares que permite o desenvolvimento económico a partir da indústria da bicicleta, dos eventos desportivos internacionais bem como da promoção do “ciclismo para todos”, afirma Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto.

A ligação da Fundação do Desporto ao ciclismo, modalidade considerada um produto estratégico no desenvolvimento e dinamização da economia do Desporto, tem vindo desde logo a concretizar-se no apoio ao Cyclin’ Portugal 2015, um programa de competições internacionais de ciclismo com epicentro no Algarve ao longo do ano – 41ª Volta ao Algarve; Clássica Internacional “Loulé Cidade Europeia do Desporto”; Grande Prémio Internacional do Guadiana; e Grande Prémio Sudoeste e Costa Vicentina.

A missão primeira da Fundação do Desporto, de captação de recursos para o apoio ao Desporto, tem vindo a ser recuperada desde 2014, consubstanciando-se na assinatura de 17 Protocolos de Apoio Desportivo a eventos e atletas, na operacionalização da gestão da rede nacional de Centros de Alto Rendimento, mas também numa nova postura de aproximação a todos os parceiros institucionais e desportivos.