• 20 Março, 2021

No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e no eixo do apoio à “Capacitação e Qualificação”, foram concedidas bolsas de estudos Pós-Graduados num concurso interno destinado aos Recursos Humanos da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento.
A presente medida de apoio visou a atribuição de 4 (quatro) bolsas de estudo para o ano letivo 2020/2021, no montante de € 2.500,00, com uma dotação total no valor de € 10.000,00.
Os quatro beneficiados frequentam cursos destintos, tais como: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento; Mestrado em Gestão do Desporto e Pós-graduação em Direito do Desporto.
O objetivo da presente medida de apoio destina-se a melhorar a capacitação e qualificação dos recursos humanos e diretivos dos CAR no sentido de melhorar a sua prestação de serviços.
Para a SCML “O apoio à capacitação e qualificação dos recursos humanos é talvez o maior legado que se pode deixar às gerações futuras.”
Para Maria da Cunha, Sub-diretora da Direção de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “nunca é demais afetar recursos na área da educação e da formação profissional. A Santa Casa através do Departamento de Jogos tem um programa de Bolsas de Educação que já promove, desde 2013, de apoio às carreiras duais, para os atletas de alto rendimento que estão na caminhada olímpica, paralímpica e surdolímpica. Estamos, naturalmente, bastante satisfeitos por poder estender, também, aos profissionais da gestão do desporto da rede nacional dos CAR este instrumento de apoio à capacitação e qualificação destes recursos humanos para que possam ter outras ferramentas e desenvolver novas dimensões no âmbito da sua formação especializada.”
Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destaca que “A responsabilidade da FdD na Coordenação da Gestão dos CAR tem um pilar central: a qualificação dos técnicos e funcionários dos Centros, elemento determinante para o bom desempenho da missão destas unidades.”
Este apoio insere-se no âmbito de um Protocolo de Cooperação celebrado entre a FdD e a SCML e assenta em pontos comuns vertidos na missão e valores de ambas as entidades. Considerando as necessidades crescentes de colaboração e articulação institucional, por parte de entidades com objetivos estatutários e missões focalizadas no desenvolvimento social, civilizacional e económico, a FdD e a SCML decidiram desenvolver formas de colaboração e intercâmbio mútuos em áreas de reconhecido interesse público, científico, técnico e prático, em especial no que concerne à promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.