• 3 Abril, 2018

Capacidade de assegurar a assistência devida em situações de emergência constitui, não só, uma prioridade, como um fator determinante no que toca à promoção da saúde e segurança, bem como da “modernização e progressiva melhoria das condições de funcionamento dos estabelecimentos sociais privados”, e ainda de “apoio e realização de atividades que visem a inovação, a qualidade e a segurança na prestação de serviços”, em particular nas valências dos equipamentos públicos, sobretudo da natureza dos Centros de Alto Rendimento.

Responsável pela Coordenação dos CAR, a Fundação do Desporto privilegia e promove a inovação, qualidade e segurança nos Centros com o lançamento de uma nova medida designada –  Medida de Apoio à Capacitação para a Emergência e Segurança nos CAR.

Este apoio visa a implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE), pelo que todos os Centros de Alto Rendimento da Rede Nacional de CAR serão munidos de um Kit completo de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), constituído por – equipamento, instalação, legalização e licenciamento, junto das autoridades competentes, bem como formação técnica, ao abrigo da legislação em vigor, relativa ao Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE).

Este contributo da SCML figura, seguramente, um forte acréscimo de valor para a Rede Nacional de CAR, com primazia à segurança e bem-estar dos atletas, pois tendo em conta os níveis de desgaste e exposição ao risco decorrentes das práticas de alto rendimento desportivo é imprescindível dispor deste tipo de mecanismos.