• 12 Outubro, 2015

Captura de pantalla 2016-07-30 a las 13.09.56A Fundação do Desporto e o TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica da Universidade de Aveiro, assinaram um Protocolo de Cooperação que articula a colaboração dos dois organismos na instituição e desenvolvimento do Cluster Transfronteiriço de Inovação no Desporto e Saúde, designado por INSPORTHEALTH.

A INSPORTHEALTH é uma plataforma transfronteiriça (Portugal e Norte de Espanha) para a inovação no desporto e saúde, que nasce da necessidade de dar resposta colectiva a problemas comuns, agregando entidades do sistema científico e tecnológico e empresas com interesse no desenvolvimento tecnológico e económico na área do Desporto e Saúde. Esta plataforma tem como objectivo principal desenvolver acções que melhorem a competitividade, incentivando o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, transferência de conhecimento, formação avançada, marketing e internacionalização.

A Fundação do Desporto, que tem como objecto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do Desporto, particularmente no domínio da alta competição, enquadra também a sua missão no âmbito do plano estratégico da Economia do Desporto, defendendo a rentabilização do Desporto na sua plenitude, seja no rendimento desportivo, no impacto social e económico nas comunidades locais, e na dinamização da indústria e da ciência.

Com este Protocolo de Cooperação pretende-se, assim, por parte da Fundação do Desporto e do TICE.PT, instituir as melhores sinergias que contribuam para criar valor acrescentado no âmbito da criação e consolidação do “cluster” do Desporto, em busca de ganhos na competitividade, no desenvolvimento de tecnologia, na inovação no empreendedorismo, e na articulação nacional e internacional.