• 18 Julho, 2022

A Fundação do Desporto, entidade coordenadora da gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento – HIGHSPORTUGAL, representada por Paulo Marcolino, Diretor Executivo, participou numa jornada de cooperação com o CAR de Papendal, Países Baixos, considerado um dos 5 melhores centros de excelência desportiva do mundo, iniciativa que se realizou nas instalações deste complexo desportivo, em Arnhem.
Durante dois intensos dias, de 11 a 12 de julho do corrente, foram trabalhadas matérias que se relacionam com alguns dos principais pilares que determinam o sucesso dos Centros de Alto Rendimento desportivo, dos quais se destacam os modelos de gestão, financiamento e viabilização destas infraestruturas especializadas; os novos horizontes impostos pela COVID-19 e pela guerra na Ucrânia; os desafios futuros para o alto rendimento; a qualificação e capacitação dos recursos técnicos e humanos dos CAR; bem como a inovação tecnológica que é uma necessidade constante, entre outros. Os dois principais pontos focais do CAR de Papendal foram Ronald Veerbeek, Diretor para o Alto Rendimento (na foto) e Jochem Schellens, CEO.
Tirando partido da filiação na Association of Sport Performance Centres – A.S.P.C., a Fundação do Desporto integra uma network onde participam os mais importantes CAR do mundo.
A Fundação do Desporto continua a procurar as melhores práticas passíveis de serem aplicadas e adequadas à realidade da nossa rede nacional de CAR.
Recorda-se que, através do Despacho n.º 11258/2015, de 8 de outubro (Diário da República, 2.ª Série – N.º 197 – 8 de outubro de 2015), foi instituída a Rede Nacional de CAR e conferida a Coordenação da Gestão à Fundação do Desporto que tem, ainda, a responsabilidade pela promoção internacional destas infraestruturas especializadas. De acordo com este Despacho, a Fundação do Desporto tem, também, a responsabilidade pela determinação dos requisitos, critérios e procedimentos para a integração, ou exclusão, de infraestruturas desta Rede e deve ser auscultada na avaliação e proposição de candidaturas de CAR a financiamento comunitário.