• 31 Janeiro, 2018

O Fórum Europeu da ASPC – Association of Sport Performance Centres decorreu em Magglingen, na Suiça. De 14 a 17 de janeiro o SFISM – Swiss Federal Institute of Sport Magglingen reuniu representantes de grandes organizações desportivas e Centros de Alto Rendimento de vários países, com o intuito de promover a cooperação, parcerias, qualificação/capacitação e networking.
Paulo Marcolino, Diretor Executivo, representou a Fundação do Desporto neste Fórum pela importância da partilha de conhecimento, que se pretende resultar na implementação de medidas tendentes à criação de melhores condições para os atletas, nomeadamente, ao nível da otimização do treino nos nossos CAR. Recorde-se que a Fundação do Desporto coordena a gestão da Rede Nacional de CAR.
O programa do Fórum ASPC incluiu diversos painéis compostos por oradores especialistas e versou sobre as seguintes temáticas:
– Promoção do Alto Rendimento Desportivo – o exemplo Suíço;
– As Ciências do Desporto como suporte ao Alto Rendimento e às Federações Desportivas;
– Edificação e gestão de infraestruturas para o Desporto de Alto Rendimento;
– Infraestruturas para Alto Rendimento Desportivo – exemplo do Centro Sportivo Tenero, Suíça (treino base);
– Organização de grandes eventos desportivos – Big Games na Suíça – Lausanne 2020, Lucerne 2021 e Sion 2026;
– ASPC e Cooperação Internacional.
Além dos referidos painéis o programa integrou, também, visitas de campo às instalações do CAR de Magglingen, laboratório térmico (permite simular a temperatura e humidade que se vão sentir em Tóquio 2020), velódromo nacional suíço e, por fim, ao Museu Olímpico, onde decorreu uma última conferência conduzida por Kaveh Mehrabi, Head of Athletes Programs – IOC (Comité Olímpico Internacional). As Carreiras Duais constituem um eixo estratégico fundamental para a ASPC e Centros associados, pelo que a entidade está a articular estreitamente com aquele departamento do COI, no sentido de implementar programas e instrumentos conexos em todos os CAR do mundo.
Destacar, ainda, que do Forum ASPC resultaram compromissos pertinentes entre a Fundação do Desporto e outros CAR internacionais relativos, designadamente, ao desenvolvimento de projetos conjuntos e de candidaturas em consórcio a fundos internacionais.