• 13 Outubro, 2019

A reunião mundial da ASPC – Association of Sport Performance Centres, decorreu em Barcelona, Espanha, por ocasião do XI International Forum on Elite Sport.
De 08 a 11 de outubro, nas instalações do Barcelona FC, designadamente no Barça Innovation Hub, Camp Nou, reuniram-se representantes de grandes organizações desportivas e Centros de Alto Rendimento de vários países, com o intuito de promover a cooperação, parcerias, qualificação/capacitação e networking.
Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração e Paulo Marcolino, Diretor Executivo, representaram a Fundação do Desporto neste Fórum pela importância da partilha de conhecimento, que se pretende resultar na implementação de medidas tendentes à criação de melhores condições para os atletas, nomeadamente, ao nível da otimização do treino nos nossos CAR. Recorde-se que a Fundação do Desporto coordena a gestão da Rede Nacional de CAR.
Marcaram presença representantes dos CAR de Viana do Castelo, do Jamor e de Vila Real de Santo António.
O programa do Fórum ASPC, que decorreu integrado na Barça Sports Science Week 2019, incluiu diversos painéis compostos por oradores especialistas e versou sobre as seguintes temáticas: Carreiras Duais, A Mulher no Desporto, Desenvolvimento da Liderança, Ciências do Desporto, Gestão do Desporto, Desporto Paralímpico, eSports e Eventos Desportivos. Além dos referidos painéis o programa integrou, também, visitas de campo às instalações do CAR de Sant Cugat e do Complexo Desportivo do Barcelona FC, incluindo as instalações do Camp Nou.
O relatório final das jornadas científicas pode ser consultado aqui.