• 16 Novembro, 2018

A Fundação do Desporto promoveu, no dia 16 de novembro do corrente, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, os eventos de encerramento do projeto INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE NACIONAL DE CAR DE PORTUGAL | HIGH PERFORMANCE SPORTS CENTERS OF PORTUGAL – POCI-02-0752-FEDER-015171.

Tratou-se do momento final que teve por objetivo promover a apropriação do conhecimento e know-how.

Foram promovidos dois eventos:
1. “Sessão de Encerramento Institucional do Projeto” que decorreu no período da manhã do dia 16 e que contou com a presença institucional do Senhor Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, do Senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, com a presença de convidados internacionais, especialistas na gestão de Centros de Alto Rendimento (CAR) e promoção internacional, para validação e avaliação das boas práticas do projeto e ainda com a intervenção de responsáveis dos CAR para a determinação de estratégias futuras para o processo de internacionalização, fortalecendo dessa forma a dinâmica da Rede CAR Nacional, estabelecendo metodologias para a sua dinamização e sustentabilidade no futuro.

2. No período da tarde apresentou-se a promoção da atividade “Sessão Pública de Apresentação dos Resultados”, cujo objetivo foi a disseminação e divulgação dos produtos resultantes do projeto.
Esta sessão foi dinamizada por consultores especialistas das empresas consultoras que desenvolveram os serviços adjudicados, os quais apresentaram e fundamentaram os resultados e os respetivos produtos, contribuindo dessa forma para a divulgação da estratégia de internacionalização da rede CAR. Conheça o programa aqui

“Esta promoção, esta valorização internacional destas instalações revela-se fundamental para a sua viabilidade económica, mas também para a viabilidade desportiva”, referiu Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação.

Tiago Brandão Rodrigues sublinhou a “mais-valia” da promoção internacional para atletas e federações, mas também para a monitorização “do potencial de rentabilização dos CAR” e da “afirmação de Portugal como destino desportivo”.

Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto sublinhou que “O projeto, cuja sessão de encerramento decorreu hoje no CAR de Rio Maior, vai potenciar a promoção dos 14 centros de alto rendimento no país (abrangendo 18 modalidades desportivas) em dez novos mercados internacionais”.

Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Suécia são os países nos quais foram dadas a conhecer as condições que Portugal tem “para oferecer, quer em termos de preparação, quer em termos de oportunidade para [clubes e seleções] treinarem os seus atletas”, apresentando Portugal, também, como “um destino desportivo”.

Para já, “20 jornalistas dos 10 países e 60 dirigentes, decisores, técnicos e treinadores de todas as modalidades representadas nos CAR” visitaram as estruturas nacionais, aguardando a Fundação “os resultados que esse conhecimento poderá vir a trazer no futuro”.

Esta ação marcou o final do projeto e o início de uma nova fase de desenvolvimento e consolidação do processo de internacionalização da Rede Nacional de CAR, numa perspetiva de sustentabilidade a médio e longo prazo.

Aproveitando a presença do Sr. Ministro da Educação foi inaugurada a Sala de Estudo da UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), que teve o financiamento da Fundação do Desporto. Trata-se de um Projeto Piloto de Implementação de Salas de Estudo nos Centros de Alto Rendimento para apoio aos jovens estudantes a residir, em regime de internato ou por períodos de estágio, nos Centros de Alto Rendimento da Rede Nacional. Pretende-se criar um espaço tecnologicamente desenvolvido que permite o estudo e até a assistência a aulas curriculares por vídeo conferência, entre outras valências.