• 19 Maio, 2021

A Fundação do Desporto recebeu a distinção de “Effective CAF User”, certificação conferida pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público.
A Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework ou CAF) é um modelo de avaliação através do qual uma organização procede ao diagnóstico do seu desempenho.
A CAF é um modelo de aferição do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para ajudar as organizações do sector público a aplicar as técnicas da Gestão da Qualidade Total, melhorando a sua performance e a eficiência e eficácia ao nível da prestação de serviços.
No relatório de auditoria externa elaborado pela DGAEP, são salientados os pontos fortes da Fundação do Desporto, nomeadamente:
– Alinhamento do propósito do projeto com outras entidades do setor do desporto e juventude e sinergias reforçadas neste âmbito.
– Autoavaliação (AA) utilizando o modelo CAF e enquadrada numa candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA), o que comprometeu os diversos órgãos sociais com a prossecução da autoavaliação e implementação do plano de melhorias, apesar da alteração de órgãos sociais durante 2018.
– Líder da equipa de autoavaliação muito empenhado na realização de um exercício potenciador de melhorias.
– Compromisso do atual Conselho de Administração com a implementação do Plano de Melhorias, apesar de não ter sido responsável pelo lançamento do projeto.
-Capacidade de concluir o exercício de autoavaliação e melhoria apesar da redução drástica de recursos humanos afetos ao projeto e das circunstâncias atípicas provocadas pelas medidas adotadas para gerir a propagação do vírus respiratório Sars-Cov 2.
– Plano de Melhorias ambicioso com impacto em vários processos organizacionais.
– Procura de oportunidades e não apenas de medidas corretivas para problemas
identificados pela equipa de autoavaliação.