• 6 Junho, 2021

O presidente da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, participou na conferencia «Can sport diplomacy contribute to building a stronger Europe in the world?», realizada nos dias 3 e 4 de junho pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sob a tutela do Ministério da Educação e no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da EU.
Representantes de estados-membros reuniram-se para debater o papel do desporto no contexto das relações externas da EU, numa conferência em que participaram cerca de 500 pessoas, online e em Lisboa. Entre os participantes estiveram o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente do Comité Olímpico, Thomas Bach, o presidente do Comité Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, o presidente da FIFA, Gianni Infantino e da UEFA, Aleksander ?eferin.
Ao longo de dois dias foi destacado o relevante papel que o desporto assume ao nível da diplomacia desportiva e o poder que tem para mudar o mundo. Os atletas, como principais atores do fenómeno desportivo, têm cada vez mais a capacidade de provocar mudanças no desporto e na sociedade.