• 5 Agosto, 2022

Os Secretários de Estado com as tutelas do Turismo e do Desporto criaram um grupo de trabalho, do qual a Fundação do Desporto faz parte, para preparar uma estratégia integrada de captação de eventos desportivos internacionais de interesse turístico para Portugal.
A estratégia a desenvolver terá como objetivo mobilizar os agentes desportivos e turísticos, para promover a sua qualificação e capacitação, e ao mesmo tempo valorizar e promover um maior aproveitamento dos seus equipamentos e competências.
A estratégia também deverá tornar-se “um maior valor-acrescentado para as comunidades locais, ao mesmo tempo que promoverá valores como a saúde, bem-estar, superação e autorrealização de todos os envolvidos, praticantes e profissionais”.
O Grupo de Trabalho irá ser composto pelas principais entidades dos dois setores, incluindo a Fundação do Desporto, o Turismo de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal e a Associação Nacional de Municípios. Cada uma das entidades terá um representante no grupo, que não será remunerado por esta missão.
Para Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, “este grupo de trabalho tratará de apurar o impacto económico, financeiro e social dos eventos desportivos internacionais acolhidos e apoiados em 2019-2022 e de definir uma matriz proporcional de apoio público que será investida na captação e organização de eventos desportivos em Portugal por via do Estado Central, nalguns casos concertados e potenciados pelos agentes privados, ajudando à promoção de Portugal enquanto destino de turismo desportivo”.
Para João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, “Portugal tem mostrado nos últimos anos que é um destino de excelência para este tipo de eventos, tendo organizado com reconhecido sucesso torneios e fases finais bastante prestigiados. Agora, e aproveitando a experiência e o reconhecimento internacional acumulado, o Governo quer consolidar a posição portuguesa enquanto organizador de eventos desportivos das mais diversas modalidades, apostando igualmente nos eventos internacionais de desporto feminino”.