• 22 Novembro, 2016

Aproveitando a deslocação da Fundação do Desporto a Maputo por ocasião da realização do 11.º Encontro de Fundações da CPLP que decorreu em Moçambique, foi realizada uma missão de promoção da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento junto do universo do desporto e das autoridades oficiais de Moçambique.

Fruto da articulação entre a Fundação do Desporto, do Instituto do Desporto e Juventude, IP e da Embaixada de Portugal em Maputo, junto do Governo e da Administração moçambicanas o Presidente do Conselho de Administração da Fundação, Carlos Marta, e o Diretor Executivo, Paulo Marcolino, concertaram cooperações com a rede diplomática nacional, designadamente com a Embaixadora de Portugal naquele país, Maria Amélia de Paiva e com o Cônsul-Geral Frederico Pinheiro da Silva, Ministro da Educação da República de Moçambique, Luis Jorge Ferrão e Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula.

Foi possível articular, ainda, com representante do Secretário Executivo da CPLP, Diretor Nacional do Desporto de Moçambique, Diretor-Geral do Instituto Nacional do Desporto, Diretor-Geral do Fundo de Promoção Desportiva e conferenciar com os Presidentes e corpos sociais das Federações Desportivas Nacionais de Atletismo, Andebol, Basquetebol, Boxe, Desporto para pessoas com Deficiência, Futebol, Judo, Natação, Ténis, Voleibol, Patinagem, Xadrez, Karaté, Ciclismo, Ginástica, Vela e Canoagem, Taekwondo e Federação do Desporto do Ensino Médio e Superior (FEDDEMS). No total estiveram presentes 18 federações representativas do universo desportivo moçambicano.

Para além do universo do desporto foram desenvolvidos contactos com os altos representantes da Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE)-Universidade Eduardo Mondlane, da Faculdade Educação Física e Desporto (FEFD), dos Comités Olímpico e Paralímpico de Moçambique, Associação Nacional dos Veteranos de Futebol, Associação Nacional Gestores Desportivo, Sindicato Nacional de Jogadores, Fundação Lurdes Mutola, Fundação Clarisse Machanguana, Liga Moçambicana de Basquetebol, Liga Moçambicana de Futebol e do Instituto Médio do Desporto-IMEDE.

A Fundação do Desporto organizou, na capital moçambicana, sessões de trabalho que se centraram no alto rendimento desportivo, desenvolvimento do desporto de excelência e, em particular, nos laboratórios da performance – Centros de Alto Rendimento.

Nestas sessões de trabalho foi possível explicar a “estratégia de colocação de Portugal na rota das grandes iniciativas internacionais relacionadas com o desporto de alto rendimento, quer ao nível das competições quer da preparação atlético-desportiva.”, como referiu Carlos Marta.

A par destas matérias foi possível mostrar as valências da Rede Nacional de CAR de Portugal e discutir com os responsáveis de Moçambique possibilidades de cooperação conjunta.