• 5 Agosto, 2022

O campeão mundial e olímpico do triplo salto, Pedro Pichardo, foi homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal no dia 3 de agosto, em Setúbal, cidade onde faz a preparação desportiva.
“A melhor forma que tenho para retribuir todo o apoio e carinho é continuar a ter resultados”, afirmou Pedro Pichardo, na cerimónia de homenagem, realizada no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, que contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht.
“Setúbal e o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal são como a minha casa. Passo muito tempo aqui, com todas as condições que preciso. Treino de segunda a sábado e tenho dias que venho cá durante a manhã e à tarde. Cinco, seis horas. Chego a passar mais tempo na pista do que na minha própria casa”, afirmou.
O atleta acrescentou que está sempre focada nos títulos. “Treino sempre para ganhar. Só penso na vitória e isso motiva-me”. Bater o recorde do mundo do britânico Jonathan Edwards, com 18,29 metros, “é um objetivo e não um sonho. Um sonho é algo que está distante, difícil de alcançar. No meu caso, é um objetivo e é para isso que trabalho. Agora é esperar que aconteça.”
Paulo Frischknecht elogiou “o trabalho e os valores inspiradores para toda a sociedade de Pedro Pichardo” e destacou o papel da Câmara Municipal de Setúbal na promoção desportiva com a “qualificação de equipamentos e a sua disponibilização ao usufruto do público”.
O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, afirmou que é “um privilégio ter em Setúbal o melhor do mundo no triplo salto” e destacou o efeito positivo que Pedro Pichardo tem no desenvolvimento e incentivo de jovens atletas e na promoção da cidade.
“Ter Pedro Pichardo a ser um exemplo inspirador para os nossos jovens é algo que nos enche de orgulho e que motiva a trabalhar cada vez mais”, realçou o autarca, para assegurar que o município está fortemente empenhado em dar continuidade ao objetivo para fazer de Setúbal “uma referência na esfera desportiva”.
Já o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, manifestou “profundo reconhecimento pelo empenho e sentimento que a Câmara Municipal de Setúbal coloca para que nada falte ao Pedro Pichardo e para que este possa continuar a ter ainda mais sucesso”.
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, enalteceu mais este “grande resultado para o atletismo português” e destacou a importância de Pedro Pichardo para o futuro da modalidade. “Um atleta que ganha títulos e medalhas abre portas para que outros também possam singrar.”
A cerimónia de homenagem incluiu o descerramento de uma placa de consagração a propósito do mais recente feito desportivo do atleta, a qual está numa das paredes do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal juntamente com outra pela conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
O evento contou ainda com as participações de Diana Gomes, presidente da Associação de Atletas Olímpicos, e Ana Oliveira, em representação do Sport Lisboa e Benfica, a par de autarcas do Executivo municipal, presidentes de juntas de freguesia e membros da Assembleia Municipal.