• 6 Novembro, 2022

A Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Vila Real de Santo António foi inaugurada, este sábado, no Complexo Desportivo de VRSA, numa iniciativa da Fundação do Desporto e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que se insere na estratégia de qualificação e atratividade destas infraestruturas desportivas destinadas à promoção do desporto de alto rendimento.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo; do vereador com o pelouro do Desporto, Álvaro Leal; do diretor da Unidade de Patrocínios do Departamento de Jogos da SCML, Nuno Pires; do presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, acompanhado pelo Diretor Executivo, Paulo Marcolino; do Presidente da AAOP, Luís Monteiro; da Coordenadora Regional da UAARE do Algarve/Alentejo, Ângela Abrantes; do Diretor Regional do IPDJ, IP, Custódio Moreno, que representou o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto; do Diretor do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Luís Liberato, entre outros, bem como de atletas olímpicos, dos quais se destaca Ezequiel Canário do Atletismo.
Paulo Frischknecht afirmou que “o projeto das salas de estudo é uma aposta da Fundação do Desporto e permite desenvolver vários eixos fundamentais para o progresso desportivo dos atletas: contribui para a promoção das carreiras e moderniza os CAR, capacitando-os para proporcionarem um serviço qualificado aos seus utilizadores.”
A nova sala tecnológica integra um investimento que capacitará os 13 CAR da Rede Nacional com equipamento e tecnologia de vanguarda para apoio à Carreira Dual dos praticantes desportivos, um Programa que é cofinanciado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O objetivo é ter a Rede Nacional de CAR, que conta com 13 Unidades especializadas, totalmente equipadas com Salas de Estudo Tecnológicas/Digitais até final de 2022/23.
Estas Salas de Estudo permitirão articular com as equipas multidisciplinares, que providenciam apoio especializado (apoios a distância personalizados, produção de recursos educativos digitais e guiões de aprendizagem, blended learning, vídeo difusão e produção multimédia, entre outros)
Em simultâneo, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Fundação do Desporto, o CAR/Município de Vila Real de Santo António e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) que permite o acesso dos associados deste organismo ao CAR de VRSA e reconhece os atletas olímpicos como agentes desportivos relevantes na promoção destas infraestruturas especializadas.
No âmbito deste protocolo, a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal compromete-se a promover o CAR de VRSA e a desenvolver atividades a favor da comunidade em áreas como a promoção da cidadania e dos direitos humanos, da educação, cultura, ciência, desporto, associativismo jovem entre outras.
Neste sentido, ficou já acordado entre a AAOP e o Município de VRSA o desenvolvimento de iniciativas de sensibilização nas escolas do concelho, de forma a promover a atividade desportiva como um veículo para a promoção do sucesso escolar.