• 31 Agosto, 2020

A Seleção de Surf da Alemanha, em fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de Surf no Japão, estagiou no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana, de 7 e 14 de agosto.

A comitiva, composta por sete atletas, Rachel Presti, Leon Glatzer, Arne Bergwinkl, Dylan Groen, Lenni Jensen, Camilla Kemp e Marlon Lipke, pelo selecionador nacional Llewellyn Whittaker, pelo treinador físico e mental Martin Walz e por Jannik Dörr, coordenador da Deutscher Wellenreit Verband (Federação de Surf da Alemanha), rumou a Viana do Castelo vinda de vários países do mundo.

Segundo Llewellyn Whittaker, foram três os objetivos definidos para este estágio de alto rendimento: treino de surf progressivo, simulação de heats e melhorar a performance global da equipa.

“O que pretendíamos era um estágio de alto rendimento num local bem equipado como o CAR Surf de Viana. A equipa do Surf Clube de Viana (SCV) foi inexcedível ao nível de entrega e de resposta às nossas solicitações. Uma área onde estamos também a desenvolver trabalho é no surf de ondas grandes, tendo em vista as olimpíadas de 2024/25 em Paris, cuja modalidade de surf será no Tahiti. Com isto em mente, tivemos dois dias do estágio dedicados ao treino de apneia. Contámos com um dos melhores treinadores nesta área, o João Pedro Parisot, conhecido por “Jójó”, da Wave Crusher Training System, que nos ensinou as técnicas de respiração e relaxamento na água e em situações de stress. Este estágio foi, sem dúvida, o mais espetacular que orientei num Centro de Alto Rendimento”, refere o selecionador da Alemanha.

Também Jannik Dörr considera que o “CAR Surf de Viana oferece muito valor, pois dispõe de uma grande variedade de equipamentos de treino de alto rendimento, o ambiente ideal para a equipa estar concentrada. Coroado pela equipa de profissionais entusiastas e solidários do CAR Surf de Viana.”

A competição, no final do estágio, contou ainda com cinco surfistas convidados: Gony Zubizarreta, Pedro Coelho, o sul-africano Slade Prestwich e as atletas do clube anfitrião: Carolina Santos e Raquel Otero.

Também para João Zamith, presidente do CAR de Viana do Castelo, a organização conjunta deste estágio, em tempos de pandemia, foi um desafio superado com êxito. “Conseguimos, com as adaptações efetuadas no CAR, dar uma resposta efetiva e segura às necessidades destes atletas de elite. Ainda tivemos ondas fantásticas na competição final”, explica. Acrescentando “esta organização conjunta com a Deutscher Wellenreit Verband confirma que Viana do Castelo, o CAR Surf de Viana e o Surf Clube de Viana constituem a resposta aos atletas de elite mundial e à preparação para os Jogos Olímpicos.

Link para download de fotografias: https://we.tl/t-u6GloHpzQi

Créditos: Gabinete de Comunicação do Surf Clube de Viana