• 1 Julho, 2021

A IX edição do Concurso “A Ética na Vida e no Desporto” (2020/2021), do qual a Fundação do Desporto é parceira, contou com uma forte adesão e participação, tendo sido recebidos e admitidos a concurso um total de 400 textos oriundos de todas as regiões de Portugal continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Concluídos os trabalhos de avaliação pelo Júri do concurso, foram apurados os seguintes vencedores:

Textos provenientes de estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo
1.º Prémio: “A candidata ideal”, da autoria de Carolina Silvino, Escola Secundária du Bocage, Setúbal;
2.º Prémio: “Ethos”, da autoria de Duarte Pacheco, Escola Secundária José Gomes Ferreira, Lisboa;
3.º Prémio: “Uma corrida ao futuro”, da autoria de Francisca Lino, Escola Secundária José Gomes Ferreira, Lisboa.

O Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa aos seguintes textos:
“Conversa HipotÉtica”, da autoria de Maria Helena Canning, Escola Básica e Secundária da Cidadela, Cascais;
“Ética Desportiva: Procura-se”, da autoria de Marta Rosa, Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora;
“Rumo à vitória… A Vitória da Vida”, da autoria de Rui Pereira, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, Mirandela;
“Ser o melhor”, da autoria de Ana Teresa Mendes, Escola Secundária José Gomes Ferreira, Lisboa.

Textos provenientes de centros educativos e estabelecimentos prisionais:
1.º Prémio: “Vamos mudar(?)”, da autoria de Joaquim Silva, Estabelecimento Prisional de Aveiro;
2.º Prémio: “Ética com desportivismo para a vida”, da autoria de Ricardo Guerreiro, Estabelecimento Prisional de Silves;
3.º Prémio: “A evolução ética e moral”, da autoria de David Fernandes, Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

O Júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa ao seguinte texto:
“O desporto, a ética e a formação – arbitragem”, da autoria de Ricardo Jorge, Estabelecimento Prisional de Leiria.