• 21 Dezembro, 2021

O VI Seminário da FPDD – Conhecer Mais para Incluir Melhor, que tem o apoio da Fundação do Desporto e dos Jogos Santa Casa, decorreu online no dia 20 de dezembro, com a participação de cerca de 40 intervenientes, dos quais se destaca a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que encerrou os trabalhos.
A edição de 2021 da revista científica da FPDD foi apresentada durante o seminário, exposição realizada pela editora-chefe, Leonor Moniz Pereira. A mostra incluiu alguns dos artigos que serão integrados na revista “Desporto e Atividade Física para Todos”, nomeadamente o artigo “Modelo de observação e análise para as ações ofensivas no Goalball”, elaborado por Márcia Ferreira, João Valente-dos-Santos e Altemir Trapp e que venceu o concurso “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, que tem o apoio da Fundação do Desporto e dos Jogos Santa Casa.
Durante o Seminário foram também anunciados os vencedores do Prémio “O Bicas pela Inclusão”, integrado no Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir.
A edição de 2021 contou com a participação de 21 entidades (4 Clubes, 6 ONGPD, 11 escolas e agrupamentos escolares) num total dos 54 vídeos submetidos.
Os vencedores, que receberão um prémio em material desportivo das modalidades de Boccia, Futebol para Cegos, Goalball e Polybat, foram os seguintes:

1.º Lugar – Futebol Clube do Porto
2.º Lugar – APERCIM (Mafra)
3.º Lugar – Associação Mover Viseu

Artigo vencedor