O “Selo da Igualdade de Género no Desporto” foi criado pelo IPDJ, I.P., em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Esta decisão surge na sequência da apresentação de contributos e recomendações para as políticas públicas em matéria de igualdade no desporto, pelo «Grupo de Trabalho para as Políticas Públicas em matéria de Igualdade no Desporto», constituído em 2022, após despacho da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
O «Selo da Igualdade de Género no Desporto», é destinado a entidades privadas com fins lucrativos, que financiem eventos desportivos e desenvolvam boas práticas no âmbito da Igualdade de Género.
De acordo com a Comissão Europeia, as ações das empresas têm um forte impacto na vida dos cidadãos, com a temática da Responsabilidade Social das Empresas relacionada com a integração voluntária de boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas, entre as quais a igualdade de género, saúde e bem-estar dos trabalhadores, nas suas operações quotidianas e na interação com todas as partes interessadas.
É pertinente que as mesmas sejam incluídas neste desígnio de promoção da prática desportiva.
O Selo é uma distinção de prestígio, de âmbito nacional e periodicidade bianual. Pretende-se envolver o tecido empresarial na temática da igualdade de género na atividade física e no desporto, promover o desenvolvimento de boas práticas, além de evidenciar e valorizar o trabalho já realizado neste âmbito, pelas entidades.
As candidaturas para esta distinção decorrem até ao dia 21 de junho.
Toda a informação sobre o Selo, como o formulário de candidatura e o respetivo regulamento, encontra-se em https://ipdj.gov.pt/-/selo-da-igualdade-de-genero-no-desporto-abertura-de-candidaturas.