• 4 Junho, 2024

A entrega dos Prémios literários aos vencedores do Concurso “A Ética na Vida e no Desporto” realizou-se nas instalações do Jornal A BOLA.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e contou ainda com a presença do vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Carlos Manuel Pereira, da presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Susana Feitor, e de todas as outras entidades parceiras deste concurso.
O Secretário de Estado do Desporto destacou a importância inquestionável deste concurso literário que «tem contribuído desde 2012 para várias reflexões sobre honestidade, solidariedade e fairplay, tanto nas competições desportivas, como na vida.»
Foram várias as categorias premiadas:
Textos dos estudantes em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo:
1.º «Uma teia de ética», da autoria de Miguel Ricardo Nascimento, Escola Secundária São Pedro da Cova
2.º «Ética, como hei eu de sobreviver sem ti?», da autoria de Leonor Abreu Fernandes da Escola Secundária Martins Sarmento, de Braga;
3.º «A ética na bancada», da autoria de Pedro dos Santos Gomes, da Escola Secundária Martins Sarmento, de Braga.
Menção Honrosa
«A bola», da autoria de Martim Quadrado, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores.
Textos de estudantes em Centros Educativos e estabelecimentos prisionais:
1.º «O melhor do mundo», da autoria de Cláudia Sofia da Cruz, Estabelecimento Prisional de Odemira, em Beja;
2.º «Fair-Play: Uma lição aprendida no antigo aeródromo da Covilhã», da autoria de Pedro Manuel Carapito, Estabelecimento Prisional de Castelo Branco;
3.º «O desporto e a Ética na minha vida», da autoria de Nelson Monteiro Seabra Conde, Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra.
Menções Honrosas
«Fairplay no desporto», da autoria de Abel Jardim Júnior, Estabelecimento Prisional do Funchal, Madeira;
«Pela vida e pelo Desporto, com Ética», da autoria de Weldner Paulo Fonseca, Estabelecimento Prisional de Sintra, Lisboa.
O Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto» é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto. PNED, em parceria com o Jornal A Bola, a Direção Geral da Educação, a
a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Fundação do Desporto, o Panathlon Clube de Lisboa, a Direção Regional de Desporto dos Açores, e Direção Regional de Desporto da Madeira.