• 4 Junho, 2024

O Centro Português de Fundações realizou, no dia 3 de junho, a assinatura da Convenção pela Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) , no Museu do Oriente.
Esta Convenção demonstra o compromisso e contributo do setor fundacional para a implementação dos ODS em Portugal.

O Centro Português de Fundações (CPF) é uma associação privada de utilidade pública. É a instituição representativa do setor fundacional em Portugal e o único interlocutor das fundações junto dos órgãos de soberania, considerando-se relevante a sua intervenção na construção de um quadro legislativo adequado ao setor.

Constituído em 1993, o CPF reúne hoje cerca de centena e meia de fundações portuguesas, caracterizando-se por uma grande diversidade de localização, dimensão, e áreas de intervenção.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015, e são fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo. A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos.