Neste Centro está também sediado o CAR-Jamor que responde às necessidades da preparação de atletas de alto rendimento, seleções nacionais, e jovens com talento desportivo em processo de desenvolvimento. O CAR-Jamor dispõe de um conjunto de serviços orientados para a melhoria do rendimento desportivo, nos quais se incluem: alojamento, nutrição, avaliação e controlo de treino, acompanhamento clínico e um programa de altitude.
Administrativamente, tanto o CDNJ, como o CAR-Jamor, constituem unidades orgânicas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O Estádio Nacional foi construído na margem direita do rio Jamor e já perto da sua embocadura com o rio Tejo.Representou uma obra notável na época em que foi projetado e construído, tendo-se adotado alguns dos conceitos mais modernos de então. O Estádio foi uma obra muito importante do Modernismo em Portugal, representando o início desta arte no país pela mão de Francisco Caldeira Cabral.
Numa fase inicial do processo participaram duas equipas formadas pelos arquitetos Carlos Ramos e Jan Wills e outra formada por Cristino da Silva e Constantino Constantini. Contudo, foi Francisco Caldeira Cabral e Konrad Wiesner que deram o mote para o conjunto tal como hoje o conhecemos. Posteriormente, os arquitetos e engenheiros Miguel Jacobetty Rosa, Sena Lino (entre outros) assumiram a continuidade do projeto e construções.
Atualmente, o Estádio de Honra é constituído por um campo de jogo em relva natural de 105x68m, com iluminação artificial, pista de Atletismo com 8 corredores de 400m, zonas para Salto em Comprimento e triplo salto, vala para Corrida de Obstáculos, 6 balneários, auditório/sala de conferências, bar/cafetaria e 3 parques de estacionamento para 5.000 viaturas.