• 5 Julho, 2024

Realizou-se em Castelo Branco, de 02 a 05 de julho, mais uma edição da “Semana Nacional de Formação” do Desporto Escolar.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação, designadamente da Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, que contou com mais de 750 docentes envolvidos e várias entidades no apoio e organização.

É já um marco na agenda nacional da Educação e do Desporto – há Professores a reservar alojamento de uma edição para a seguinte, mal se conhece o local que, em 2025, será em Moura.

Esta iniciativa de capacitação e qualificação mobiliza toda uma localidade, desde as Escolas, as Autoridades, entidades públicas e privadas, passando pela restauração e hotelaria.

A Fundação do Desporto tem-se associado à Coordenação do Desporto Escolar nesta e noutras iniciativas do Gabinete Coordenador. Este ano não foi exceção: marcámos presença pelo Diretor Executivo, Paulo Marcolino, e ofertámos centenas de “Cartas Olímpicas” em versão portuguesa (edição autorizada) a cada um dos participantes, neste que é um ano Olímpico e Paralímpico, sem esquecer a promoção da Rede Nacional de CAR HIGHSPORTUGAL – equipamentos que estão ao serviço do Desporto nacional.

Na sessão de abertura marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha e os Diretores Gerais da DGE e da DGEstE, para além de Presidentes das Câmaras Municipais da Região, Presidentes de Centros de Formação de Professores nacionais, IPDJ, IP, PNED, federações desportivas, entre outras entidades.

O Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha fez a alocução de abertura com uma reflexão sistemática sobre os desafios que se colocam ao Desporto Escolar, às Escolas, mas também ao Desporto Federado numa perspetiva integrada e avançou com algumas novidades sobre o novo modelo de autonomia das Escolas e Agrupamentos.

No decorrer na cerimónia de abertura, o Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ, IP, pela pessoa do seu Coordenador, José Lima, homenageou o Dr. Jorge Rafael do DE/DGE pelo seu inestimável contributo para a promoção da Ética ao nível do Desporto Escolar.