• 14 Outubro, 2024

No âmbito de uma visita a Portugal, a Fundação do Desporto coordenou, conjuntamente com o IPDJ IP, a receção de Representantes do Desporto e Juventude de Cabo Verde, onde se incluiu a visita ao Centro de Alto Rendimento da Maia (CAR), no passado dia 09 de outubro.

Esta delegação de Cabo Verde integrou a participação do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. Carlos do Canto Monteiro, acompanhado pelo Presidente Instituto do Desporto e da Juventude de Cabo Verde, Dr. José Eduardo dos Santos, bem como do Presidente da Organização Antidopagem de Cabo Verde, Dr. Emanuel Passos contando, ainda, com a participação da Administradora do Instituto do Desporto e da Juventude de Cabo Verde, Dra. Mónica Vicente.

A Fundação do Desporto, na qualidade de Entidade Coordenadora da Gestão dos Centros de Alto Rendimento de Portugal, coordenou a visita oficial da delegação cabo-verdiana ao CAR da Maia, em parceria com a Autarquia maiata.

Susana Feitor, Presidente da Fundação do Desporto (FdD), Anabela Reis, Vice-presidente e Paulo Marcolino, Diretor Executivo representaram a instituição. Hernâni Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal da Maia e a sua equipa, liderada por Paulo Queirós apresentaram as valências transversais da cidade no âmbito do Desporto e, em especial, do alto rendimento.

A Administração da FdD e a Autarquia da Maia mostraram total disponibilidade para dar continuidade a esta cooperação, por forma a estreitar as relações entre Portugal  e Cabo Verde.

Recorde-se que à Fundação do Desporto estão atribuídas competências ao nível da cooperação externa, de acordo com a sua missão estatutária, em cooperação com os organismos portugueses responsáveis pelas relações internacionais.

Estas iniciativas realizam-se em articulação com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., uma das entidades do Estado responsável pela cooperação externa e internacional no âmbito do Desporto e da Juventude, bem como com o Instituto Camões, I.P. (Ministério dos Negócios Estrangeiros), entre outros.

A Fundação do Desporto operacionaliza iniciativas de cooperação externa com países da CPLP, do espaço lusófono, assim como do espaço ibero-americano.