• 25 Outubro, 2024

A dupla medalhada olímpica Fernanda Ribeiro e o selecionador nacional de Futebol Roberto Martínez foram dois dos Distinguidos na 5ª edição da Gala dos Prémios Empresariais do Desporto, organizada pela Fundação do Desporto (FdD), em parceria com a Fundação espanhola Patrocina un Deportista.

Fernanda Ribeiro recebeu o Troféu mais importante: Prémio “Carreira Fundação do Desporto” atribuído pela FdD.

Trata-se de uma distinção que presta tributo a carreiras desportivas ímpares de atletas portugueses.

No que diz respeito ao Prémio “Ibérico Patrocina un Deportista” foi atribuído pela Fundação Patrocina un Deportista a Roberto Martínez.

É um prémio destinado a cidadãos ibéricos que, pelo seu papel e ação na sociedade, ajudam a aproximar os dois povos e contribuem para o desenvolvimento das relações entre Portugal e Espanha.

A Gala foi presidida pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que destacou o papel das empresas e instituições no apoio ao desporto, anunciando que o Governo vai dialogar com todas as empresas parceiras da FdD para que se encontrem formas de mais e melhor cooperação entre todos.

Pedro Dias referiu ainda o papel determinante das Federações desportivas e dos Municípios no apoio dado aos atletas e na promoção da atividade física.

A Gala dos Prémios Empresariais do Desporto destacou ainda pessoas, empresas e instituições que apoiam o desporto em Portugal, bem como atletas que estiveram em evidência no ano de 2024.

Foram estes os restantes Prémios entregues na Cerimónia:

• Prémio “Jovem Talento Desportivo” atribuído pela Mimosa ao ginasta Gabriel Albuquerque
  • Prémio “Promoção da Saúde e Atividade Física” atribuído pela Matrix à Portugal Activo
  • Prémio “Desporto para Pessoas com Deficiência” atribuído pelos jogos santa Casa à Allianz Seguros
  • Prémio “Apoio ao Desporto” atribuído pela Fundação Inatel ao Banco BPI e ao Grupo Alves Bandeira
  • Prémio “Projeto Social Desportivo” atribuído pelo Grupo Renault à Wellbeing Games
  • Prémio “Inclusão pelo Desporto” atribuído pela Rexona ao Projeto Mimosa Passeio da Família
  • Prémio “Inovação e Desporto” atribuído pela WhiteFlyer à parceria entre a Liga Portugal e o Continente
  • Prémio “Mulher, empresa e Desporto” atribuído pela Água de Luso e Fundação Luso a Rita Nabeiro

Na intervenção que proferiu no final da Gala, a Presidente da Fundação do desporto, Susana Feitor referiu que “muitas empresas e empresários apoiam o desporto e a atividade física, com um sentido de responsabilidade social, a maioria porque reconhece nos atores desportivos, valor e valores, sentido e significado, com grande impacto social e cultural. E estas empresas, estes privados, têm de ser reconhecidos, devem servir de exemplo para que outros sigam o mesmo modelo. Porque o apoio, o donativo no desporto popular, formal, informal, ou até profissional, é um investimento com retorno enorme, difícil de quantificar, é verdade por ter um lado muito abstrato, mas fácil de identificar, é fácil perceber como é que o desporto torna a sociedade mais humana. E isso só por si é enorme”.

Susana Feitor fez ainda um apelo ao Poder Central para que haja mais investimento no sentido de dar melhor apoio aos atletas, criando as sinergias necessárias para que em matéria de infraestruturas, as instalações desportivas se mantenham no seu melhor nível, atualizadas e capazes de dar resposta às exigências.

“O desporto continua carente de algumas ferramentas capazes de cativar e envolver mais players, nomeadamente as empresas e os empresários, para se unirem a todo este movimento e perceberem melhor o valor do seu investimento, por isso a lei de mecenato tem de ser mais atrativa, precisamos refletir com o cuidado devido para que a filantropia no desporto seja reconhecida, mas mais que isso seja estimulada”.

Os troféus entregues foram elaborados num material nobre e tão português, como é a pedra moca da Serra de Aires e Candeeiros, pela empresa Mocamar. Uma peça de pedra natural tornando-se cada troféu único.

Na Gala dos Prémios Empresariais do Desporto a Presidente da Fundação do Desporto fez questão de prestar homenagem a José Manuel Constantino, antigo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, falecido no passado mês de agosto, solicitando a todos uma enorme salva de palmas, que colocou todos os presentes na sala em sintonia no reconhecimento do legado que deixou ao desporto português.