• 13 Dezembro, 2024

A Fundação do Desporto e os Centros de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior e de Viana do Castelo estiveram presentes na 19ª edição da Assembleia Geral da “Association of Sport Performance Centres” (ASPC) – a instituição que agrega países de todo o Mundo, entre os quais Portugal, e que tem como grande objetivo elevar os Centros de Alto Rendimento através de colaboração e lideranças inovadoras, bem como procurar a excelência através da partilha de conhecimentos e das experiências de todos.

Para além da reunião magna, realizou-se também o XII Fórum Internacional de Desporto de Elite, que decorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro em Hong Kong, no Instituto do Desporto.

Pela Fundação do Desporto participaram a Presidente do Conselho de Administração, Susana Feitor, e a Vice-presidente Anabela Reis. O Car de Viana do Castelo contou com a presença de João Zamith o CAR de Rio Maior esteve representado por Miguel Pacheco, que explicou: “O Fórum Internacional da ASPC constitui um momento de partilha e aprendizagem de grande relevância. O XXII realizado em Hong Kong permitiu conhecer melhor a realidade do trabalho que é feito no oriente e o investimento financeiro, em instalações desportivas e em recursos humanos que permitem preparar a elite dos atletas em diversos países do continente asiático”.

Também para Susana Feitor “O fórum internacional da ASPC foi um evento muito interessante para perceber outras realidades e de como está organizado o desporto de Alto Rendimento em vários países. As diferenças entre cada país são diversas e muito grandes, mas um traço comum que observámos foi o elevado investimento em recursos humanos e instalações ou equipamentos desportivos inovadores, na ordem dos milhares de dólares. Apesar do foco deste fórum ser nos países asiáticos, uma vez que foi realizado em Hong Kong, outros países fora da Ásia também partilharam o seu sistema desportivo, ou casos particulares de centros de treino ou programas de desenvolvimento desportivo, como foram os casos do Canadá, da Finlândia, ou de Espanha. E facilmente entendemos que a ciência do desporto e a tecnologia, são áreas de grande investimento que fazem parte do dia a dia da preparação dos atletas e das equipas”.

Esta foi uma experiência que foi considerada de um nível enriquecedor para todos os participantes, uma vez que tiveram oportunidade de partilhar experiências, trocar contactos e conhecer novas realidades.

No que diz respeito ao CAR de Viana do Castelo, João Zamith considera que “para o CAR Surf de Viana é um privilégio ser membro desta singular rede mundial. É uma oportunidade ímpar de partilha de conhecimento e network com os melhores players da alta performance desportiva. É sempre muito positivo estar rodeados dos melhores dos melhores”.

Discursos em consonância e a certeza de que em Portugal já se faz muito e se poderá fazer ainda mais, no que diz respeito aos Centros de Alto Rendimento.

“Estivemos em Hong Kong para ver o que se vai fazendo pelo mundo, que perspetivas de futuro, mas também para criar ligações com outras realidades que nos possam ajudar a melhorar a nossa. Foi inspirador, mas também nos leva a refletir sobre o longo caminho que temos a percorrer para que o nosso alto rendimento tenha uma consistência de resultados como vemos noutras realidades”, disse ainda a Presidente da Fundação do Desporto.

                                             

Foram muitos os temas abordados no Fórum:

– Liderança

– Superar os desafios no Desenvolvimento de Centros Desportivos de Alto Rendimento na Ásia

– Colaboração e trabalho de equipa

– ESports na Coreia – Passado, Presente e Futuro | A evolução dos Campos Desportivos emergentes

– Bem-estar mental

– Desenvolvimento do Atleta

– Aprendizagens dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

– Cuidados com a saúde do atleta

– Tecnologia Desportiva

– Integridade Desportiva e Segurança no Desporto

O próximo Fórum realiza-se em 2025 na Finlândia.

Todas as apresentações efetuadas em Hong Kong podem ser consultadas aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/1F4A5wML5a5TEQb20QdxIyllY345AXFvv

As organizações portuguesas membros da Association of Sport Performance Centres são as seguintes
CAR de Rio Maior
CAR de Viana do Castelo

CAR de Vila Real de Santo António
CAR do Jamor

O CAR de Anadia encontra-se em fase de candidatura.

A Fundação do Desporto também é membro com outro tipo de estatuto, por não ser um centro de treino, mas por ser a entidade coordenadora da rede CAR no nosso país.