A Fundação do Desporto nasceu de uma ideia lançada em 1988, por iniciativa do então Ministro da Educação, Roberto Carneiro, a que Júlio Miranda Calha deu continuidade mais tarde, tendo evoluindo até à sua formalização, em 1995.
A 26 de setembro de 1995, por iniciativa do XII Governo da República Portuguesa, foi criada a Fundação do Desporto por Resolução do Conselho de Ministros n.º 43/95.
Ao longo de 30 anos, a Fundação do Desporto apoiou atletas, clubes, federações; promoveu a investigação, a inovação e as Ciências do Desporto; incentivou a inclusão e integração social; contribuiu para que o Desporto se afirme como um direito e uma oportunidade para todos.
Na estrutura organizacional desta entidade destacam-se os Órgãos de Fiscalização e Comissões Especializadas. Numa organização pública o desempenho destas funções é de primordial relevância, pois asseguram a integridade e a transparência. Por decisão estratégica, desde 2013 que algumas destas funções são exercidas por entidades em regime de outsourcing.
Na celebração dos 30 anos, a Fundação do Desporto agraciou os atuais e antigos membros dos Órgãos de Fiscalização, Comissão de Vencimentos, Comissões Especializadas e Serviços Administrativos:
– José Manuel Araújo (Conselho Fiscal, em representação do Comité Olímpico de Portugal).
– Sónia Paixão (Comissão de Vencimentos, Vice-Presidente do IPDJ, IP).
– Lídia Praça (Comissão de Vencimentos, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, IP).
– Vitor Almeida (Fiscal Único / ROC).
– Francisco Banha (Fiscalidade, Finanças e Contabilidade; Gesbanha, SA).
– Artur Madeira (ex-Secretário-Geral da Fundação do Desporto).
– Paulo Marcolino (atual Diretor Executivo da Fundação do Desporto).
– João Paulo Bessa (Comissão Especializada para os Centros de Alto Rendimento em representação do Comité Olímpico de Portugal).
– Humberto Santos (Comissão Especializada para os Centros de Alto Rendimento; ex-Presidente do Comité Paralímpico de Portugal e ex-Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação).
– Isaura Morais (Comissão Especializada para os Centros de Alto Rendimento, representando a Associação Nacional de Municípios Portugueses; ex-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior; Deputada à Assembleia da República).
A todos estamos muito agradecidos por toda a competência, conhecimento e experiência que colocaram ao serviço da Fundação do Desporto.
Homenagem Especial: um momento simbólico da celebração foi a homenagem prestada a Ana Margarida Caetano, Secretária da Direção da Fundação do Desporto há 30 anos. Reconhecida pelo seu relevante trabalho, dedicação e pelo espírito de missão com que tem servido a Fundação desde a sua génese.