Porque foi criada a Fundação do Desporto?

O desporto detém polivalência e impactos inegáveis a escalas diversas, da educação e formação, ao incremento de economias locais e regionais, bem como da sociedade em geral. Sendo o universo da alta competição desportiva um vetor particularmente relevante, a Fundação do Desporto surge da necessidade de dar resposta a um conjunto de fatores intrínsecos ao seu desenvolvimento. Na qualidade de instituição de direito privado e utilidade pública a Fundação foi constituída, por escritura pública, a 26 de setembro de 1995.
Mais

Qual a sua missão e visão?

A Fundação do Desporto tem por objeto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto português, nomeadamente, no domínio da alta competição. Este compromisso prende-se com o patrocínio de atletas, eventos nacionais e internacionais, a realização de seminários e conferências, entre outras ações de promoção e divulgação. Neste sentido, é fundamental captar financiamento, suplementar ao outorgado pelo Estado, junto do tecido empresarial.
Quanto à cooperação externa cabe à Fundação e ao Instituto Português do Desporto e Juventude promover e operacionalizar protocolos bilaterais. Assim, têm-se desenvolvido diversas articulações com países como a Suécia, Espanha, França, Austrália, Moçambique e, recentemente, África do Sul.
Adicionalmente, a Fundação do Desporto coordena a gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento e assume, ainda, a promoção internacional do desporto português, a partir de medidas de incentivo do Portugal 2020, POCI, Compete e SAMA para que equipas, seleções e praticantes de desporto de alto rendimento, nacionais e internacionais, possam estagiar e preparar grandes competições nestas infraestruturas.
Assim, a visão da Fundação do Desporto é estar na vanguarda da literacia desportiva, a fim de proceder à aplicação prática de medidas conducentes ao progresso e projeção do desporto nacional.
Mais

Qual o seu Plano de Ação?

O Programa de Desenvolvimento Desportivo da Fundação do Desporto segmenta-se nas seguintes linhas estratégicas:

• Gestão do fundo permanente de investimento e captação de financiamento em prol do desporto de alto rendimento;
  • Medida de apoio a projetos de educação, formação e qualificação no âmbito do desporto;
  • Medida de apoio a eventos desportivos nacionais e internacionais;
  • Medida de apoio ao empreendedorismo e inovação;
  • Medida de apoio a jovens talentos desportivos;
  • Medida de apoio ao Desporto Adaptado – investimento em programas específicos de inclusão para pessoas com deficiência;
  • Medida da Comissão Europeia ERASMUS + Capítulo Desporto, projetos – PsyTool e ELITE-in;
  • Coordenação dos Centros de Alto Rendimento;
  • Medidas de apoio aos projetos desportivos dos CAR;
  • Fundo para a requalificação tecnológica dos CAR – apetrechamento e manutenção;
  • Benefícios fiscais – 120% geral, 130% plurianual (dotação concedida sem contrapartidas que configurem obrigações de carácter pecuniário ou comercial, nos termos dos Artigos 61.º e 62.º do Capítulo X do Estatuto dos Benefícios Fiscais).
    Mais

Quem apoia a Fundação do Desporto?

A instituição beneficia do suporte do Estado português e dos seus Fundadores e Curadores – Instituto Português do Desporto e Juventude I.P., C.M. da Maia, Confederação do Desporto de Portugal, Comité Olímpico de Portugal, RTP, Luso, Lactogal, EDP, Galp, Sport Zone, Associação Mutualista Montepio, Renault, Liberty Seguros, Cosmos Viagens, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, ainda, de parcerias com universidades, politécnicos, centros de investigação e ciência e setor empresarial. Esta sinergia desempenha um papel essencial, na medida em que potencia o campo de ação estratégica do Mecenas em prol da projeção do desporto nacional em território português e além-fronteiras.
Mais

Quem são os nossos stakeholders?

Stakeholders internos:

• Conselho de Fundadores e Curadores;
  • Conselho de Administração;
  • Conselho Fiscal;
  • Comissão Executiva;
  • Secretariado e Administração;
  • Comissão Executiva de Gestão dos CAR.

Stakeholders externos:

• Atletas de alto rendimento;
  • Clubes, seleções e equipas;
  • Dirigentes e técnicos de alto rendimento desportivo;
  • Federações desportivas;
  • Associações desportivas;
  • Autarquias;
  • Tecido empresarial;
  • Comunicação social
  • Público geral

Qual o impacto da atividade da Fundação?

O impacto social das atividades desenvolvidas pelas Fundações reflete-se a níveis diversos. Neste sentido, importa salientar o campo de ação levado a cabo pela Fundação do Desporto, nomeadamente, o desenvolvimento de atividades sem fins lucrativos, a favor da comunidade, em áreas de relevo social como a promoção da cidadania e dos direitos humanos, da educação, cultura, ciência, desporto, associativismo jovem, proteção de crianças, jovens, idosos e de cidadãos com necessidades especiais, proteção do meio ambiente e do património natural e cultural, combate à discriminação baseada no género, etnia, religião ou em qualquer outra forma de discriminação, promoção da saúde e bem-estar, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento económico.
Mais

Porquê associar-se à Fundação do Desporto?

Apoiar projetos e eventos em parceria com a Fundação do Desporto resultará, seguramente, num acréscimo de valor e visibilidade para as entidades intervenientes, pois quanto maior for a diversidade e envolvimento em iniciativas de cariz diverso, maior será o alcance do público e de potenciais stakeholders fomentando, assim, o desenvolvimento de novas ações e parcerias estratégicas, com vista a um crescimento recíproco e contínuo.

Assim, apostar na Fundação do Desporto permitir-lhe-á, não só, contribuir para o progresso do desporto nacional, como dinamizar e “refrescar” a imagem corporativa da sua empresa na medida em que:

• Desporto, saúde e bem-estar despertam, cada vez mais, o interesse do grande público;
  • A importância da adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis são temáticas atuais e recorrentes nos diversos órgãos de comunicação social;
  • Apoiar um atleta, evento ou iniciativa ao qual lhe interesse associar a sua marca, não obstante a modalidade, irá reforçar a sua presença, especialmente, entre o público jovem e ativo;
  • Os Centros de Alto Rendimento são frequentemente espaço de competições internacionais de diversas modalidades, pelo que o apoio aos CAR, eventos ou atletas traduzir-se-á numa projeção do seu negócio;
  • As ações de promoção e divulgação de eventos desportivos geram um impacto social massivo, logo uma ligação estratégica permitirá que a sua marca partilhe desse foco de atenção;
  • Eventos e iniciativas de sensibilização relacionadas com desporto, saúde e bem-estar mobilizam, crescentemente, vastas camadas da população, independente da faixa etária, género ou estatuto sociocultural;
  • A associação a causas desta natureza fomentará o estabelecimento de contactos de interesse para a sua empresa e oportunidades de parceria futuras com outras entidades envolvidas;
  • O seu investimento refletirá um retorno direto no que toca à visibilidade e reputação da sua marca;
  • Pode usufruir de benefícios fiscais – 120% geral, 130% plurianual (dotação concedida sem contrapartidas que configurem obrigações de carácter pecuniário ou comercial, nos termos dos Artigos 61.º e 62.º do Capítulo X do Estatuto dos Benefícios Fiscais).

As possibilidades de investimento na Fundação do Desporto são bastante diversificadas, pois o capital doado pode reverter a favor de causas e áreas distintas. Desde o apoio a projetos, centros de alto rendimento, atletas ou eventos o seu incentivo representa um forte contributo para esta instituição, com vista à adoção e implementação de políticas e medidas favoráveis ao progresso do desporto português e ao fomento da economia desportiva nacional.