A Fundação do Desporto tem por objeto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto português, nomeadamente, no domínio do alto rendimento. Este compromisso prende-se com o patrocínio de atletas, eventos nacionais e internacionais, a realização de seminários e conferências, entre outras ações de promoção e divulgação. Neste sentido, é fundamental captar financiamento, suplementar ao outorgado pelo Estado, junto do tecido empresarial.
Quanto à cooperação externa cabe à Fundação e ao Instituto Português do Desporto e Juventude promover e operacionalizar protocolos bilaterais. Assim, têm-se desenvolvido diversas articulações com países como a Suécia, Espanha, França, Austrália, Moçambique e, recentemente, África do Sul.
Adicionalmente, a Fundação do Desporto coordena a gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento e assume, ainda, a promoção internacional do desporto português, a partir de medidas de incentivo do Portugal 2020, POCI, Compete e SAMA para que equipas, seleções e praticantes de desporto de alto rendimento, nacionais e internacionais, possam estagiar e preparar grandes competições nestas infraestruturas.