Cada Centro de Alto Rendimento é uma unidade operativa que abrange um conjunto específico e diversificado de instalações, equipamentos desportivos e serviços de apoio multidisciplinar, cuja finalidade é a melhoria e optimização do rendimento desportivo, proporcionando aos praticantes de alto rendimento ou que integram selecções nacionais, as adequadas condições de preparação desportiva e de optimização da performance.

Nos aspectos referidos, incluem-se as valências de treino, investigação, medicina, psicologia, fisioterapia, nutrição, entre outras.

Tem como missão atender prioritariamente às necessidades das federações desportivas e visa prosseguir objectivos como detectar e potenciar talentos desportivos, possibilitar estágios, avaliar, controlar e optimizar o treino, a investigação científica e monitorizar resultados.

Os CAR classificam-se como Multidesportivo e Especializado, sendo este último do tipo Multi ou Monodesportivo.

Em termos financeiros, o IPDJ, IP transferirá uma verba para o funcionamento da Fundação do Desporto, que incluirá um apoio adicional para o financiamento dos CAR, a distribuir de acordo com regulamento próprio a definir em sede da Fundação.

Consulte aqui o mapa de Centros de Alto Rendimento e respectivos contactos.

Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento

Entidade coordenadora – Fundação do Desporto