O modelo de governo societário em vigor na Fundação do Desporto compreende a seguinte estrutura de administração, constituída pelo Conselho de Fundadores e Curadores, uma Comissão de Vencimentos, o Concelho Fiscal, um Conselho de Administração que integra uma Comissão Executiva e um Diretor Executivo, com poderes delegados por aquele órgão para realizar a gestão corrente da Fundação e o Secretariado e Administração encarregue do apoio especializado aos órgãos sociais.

O modelo de governo da Fundação do Desporto visa a transparência e a eficácia do funcionamento da mesma, assente numa separação clara de poderes entre os diversos órgãos sociais. Enquanto o Conselho de Administração desempenha funções de administração e gestão global da Fundação e a designação da Comissão Executiva, as funções da Comissão Executiva – que lhe são delegadas pelo Conselho de Administração – são de natureza operacional e consistem na gestão corrente das unidades de negócio e do centro corporativo. Por sua vez, o Conselho Fiscal Compete-lhe verificar os livros e registos contabilísticos e a exatidão das contas da Fundação. O Revisor Oficial de Contas é responsável por exercer igualmente a função de controlo da informação financeira da sociedade.

Na qualidade de instituição de direito privado e utilidade pública, a Fundação, beneficia do suporte do Estado e dos Fundadores e Curadores associados. Esta sinergia desempenha um papel essencial, na medida em que potencia o campo de ação estratégica do Mecenas em prol da projeção do desporto nacional em território português e além-fronteiras.

Os princípios orientadores desta estrutura são a horizontalidade, a flexibilidade, a simplicidade, a eficiência e a delegação de responsabilidade, tendo como objetivo criar valor para a Fundação do Desporto, Fundadores e Curadores, nomeadamente através da captação de sinergias entre eles.

Dentro das competências da Fundação encontra-se a Coordenação da Gestão dos Centros de Alto Rendimento que impõe à organização uma reorganização estrutural e funcional de acordo com o organograma seguinte: