• 26 Setembro, 2016

Celebra-se já no próximo dia 1 de outubro o Dia Europeu das Fundações e Doadores. A Fundação do Desporto, em parceria com o Centro Português de Fundações (CPF) convida todas as instituições e parceiros interessados a associarem-se às comemorações deste dia que tem como objetivo principal dar a conhecer ao público em geral o impacto social das fundações.
Na verdade, o impacto social dos doadores (Mecenas) e das fundações é por muitos ainda desconhecido. Mesmo em países onde o setor fundacional está ativo e forte, há ainda reticências quanto à sua atividade.
Muitos europeus não estão cientes do imenso impacto social das Fundações. Isto leva a que existam preconceitos, mesmo nos países onde o setor fundacional é comprovadamente importante. Para mudar esta percepção é pedido a todas as Fundações que façam um esforço para divulgar o seu trabalho e o setor. Uma comunicação dos seus objetivos e ações eficaz não só divulga a Fundação em si mas também todo o setor. Fazê-lo proporciona ao público um exemplo do trabalho e dos benefícios que as Fundações trazem à sociedade ao mesmo tempo que expõe o lado interno das Instituições, tornando-as mais transparentes. O objetivo do Dia Europeu das Fundações e Doadores é, portanto, realçar o seu papel proactivo em benefício da sociedade.
Pra cumprir este objetivo, doadores (Mecenas) e fundações estão empenhamos em prestar mais informação sobre o seu trabalho e sobre a natureza filantrópica das suas intervenções.
Por isso unem forças e o Dia Europeu das Fundações e Doadores foi instituído para ser o reflexo desse esforço comum de informação acerca do valor social da filantropia.
Muitas são as iniciativas previstas para este Dia, que vão desde um dia de portas abertas à realização de uma conferência ou mesmo ações de rua.
Estão previstas várias ações de comunicação institucional sobre o setor e o programa integrado de atividades pode ser consultado no site do CPF, em www.cpf.org.pt.
É muito importante aproximar mais as Fundações da sociedade comemorando o Dia Europeu das Fundações e Doadores em 1 de outubro.
O Dia Europeu das Fundações e Doadores é uma iniciativa conjunta do DAFNE – Donors and Foundations Network in Europe – organização que engloba as associações nacionais de fundações a que o CPF pertence.
A Fundação do Desporto associa-se a esta comemoração com iniciativas como, a título de exemplo, esta newsletter dedicada.
Veja os vídeos alusivos: vídeo 1 e vídeo 2.

(Conselho de Administração da Fundação do Desporto).