• 30 Outubro, 2023

A V edição do Lisbon Sport Film Festival, com o qual a Fundação do Desporto teve uma parceria, decorreu até sexta-feira online no site do festival (www.lisbonsporttfilmfestival.com) e presencial nos dias 28 e 29 no Fórum Lisboa.
O festival teve como objetivo aproximar o Desporto do Cinema e do audiovisual, promovendo debates com jornalistas, especialistas do cinema, do audiovisual e do desporto.
Na manhã de domingo realizou-se o debate “Desporto e Sociedade”, que reuniu três Susana Feitor, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto; António Leal, produtor e o organizador do CineFoot, Brasil; e Nuno Delgado – CEO Escola de Judo Nuno Delgado; tendo como moderador o antigo ginasta e técnico Manuel Boa de Jesus.
Pelas 11h00, lugar apresentação dos filmes premiados na Mostra Desporto e Sociedade, seguindo-se (15h) os filmes a concurso da Mostra “Desporto Visto pelos Jovens” – Prémio Professor Noronha Feio.
Pelas 14h30 e a partir da apresentação do filme “Dueto Sincronizado”, filme Extraconcurso, tem lugar a Mesa-Redonda “Desporto e Imagem”, sendo que protagonistas como Cheila e Beatriz estarão desta vez fora do écran.
O campeão Europeu de judo Miguel Vieira falou sobre a sua recente presença no pódio e como gere a sua imagem no alto rendimento, participando ainda Luís Monteiro – Presidente da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal; Diogo Oliveira – jornalista Sport TV e Pedro Henriques- Repórter de Imagem Sport TV, com a moderação de Fernando Seabra – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da UESPT Portugal, que promoveu o evento.
Pelas 17h, passou, em Sessão Especial, o Filme “Viktoria”, de Mónica Lima (Filme extraconcurso) e o Filme Unidos pelo Desporto para todos, filme extraconcurso.
Pelas 17h30, teve lugar à Mesa-redonda “Desporto e Cinema”, com a presença de Mónica Lima – Realizadora; ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação; “Cinema de Portugal” por Sandro Araújo (Comité Paralímpico Portugal), com a moderação de Leonor Moniz Pereira – Professora Jubilada da FMH-UL.