• 22 Maio, 2021

O Centro Português de Fundações (CPF) realizou no dia 31 de maio a apresentação aos associados do Estudo de Impacto Social das Fundações, estudo que teve como objetivo identificar a geração efetiva de impacto social, através da análise de projetos significativos desenvolvidos pelas Fundações que visam a “mudança ou transformação de pessoas, e de organizações”.
A análise de casos permitirá a partilha de metodologias que podem inspirar o desenvolvimento de projetos das Fundações.
O estudo, denominado “As Fundações e o Portugal 2020 oportunidades e dificuldades de acesso – Perspetivas para o próximo quadro comunitário de apoio”, concluiu que as dificuldades identificadas a nível da elegibilidade e das condições de acesso, mas também da gestão do próprio Portugal 2020, do ponto de vista institucional e processual, constituíram-se como importantes obstáculos no acesso das Fundações aos diversos programas de apoio.
O estudo lança também perspetivas de melhoria para o próximo Portugal 2030, apresentando diversas recomendações ao nível das candidaturas.