• 5 Setembro, 2024

Artur Lopes foi esta quinta-feira confirmado como presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) até ao fim do mandato da atual equipa, em Assembleia Plenária (AP) convocada após a morte de José Manuel Constantino, de acordo com o n.º 4 do art. 19.º dos Estatutos do COP.

Na Assembleia votaram 26 federações olímpicas – correspondentes a 104 votos (4 votos cada) – e mais 22 organizações com direito a voto -, cada uma com um voto. Todas se pronunciaram favoravelmente a Artur Lopes, totalizando 126 votos.

Recorde-se que a Comissão Executiva do COP  reuniu em 16 de agosto e propôs, por unanimidade, Artur Lopes para assumir a presidência até à realização de eleições – que deverão ocorrer na primeiro trimestre de 2025 -, deliberação hoje aprovada pela AP, através de voto secreto, na sede do COP, em Lisboa.

Proposto pela comissão executiva para ocupar o cargo interino, Artur Lopes já descartou a possibilidade de ir a eleições no ato eleitoral do organismo no primeiro trimestre de 2025.

Artur Lopes foi Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e é vice-presidente do COP há 24 anos, tendo iniciado funções com Vicente Moura e cumprido os três mandatos de José Manuel Constantino.

Na Assembleia Plenária foram ratificadas  também por unanimidade as decisões administrativas tomadas no período entre o falecimento de José Manuel Constantino e a votação desta quinta-feira.

Um dos momentos iniciais da AP foi o cumprimento de um minuto de silêncio em homenagem a José Manuel Constantino.