• 5 Novembro, 2014

Captura de pantalla 2016-07-30 a las 15.35.12O Acordo de Constituição da Comissão de Gestão Local do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior foi hoje assinado. O acordo de parceria – que integra a Federação Portuguesa de Natação, a Câmara Municipal de Rio Maior, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e a empresa municipal DESMOR – visa operacionalizar a gestão e potenciar a actividade do Centro de Alto de Rendimento local.

O CAR de Rio Maior tem como génese o apoio à prática da natação, mas a sua actividade suportará outras modalidades. Depois dos CAR’s de Peniche, Caldas da Rainha e Anadia, esta infraestrutura surge como o quarto CAR a ter uma Comissão de Gestão oficializada, num processo que conhecerá novos desenvolvimentos com a constituição de comissões de gestão para os CAR de Viana do Castelo, Montemor-o-Velho, Viana do Castelo e Golegã.

“A Fundação do Desporto assumiu o desafio de fazer a gestão dos Centros de Alto Rendimento construídos e em fase de acabamento. Desde logo percebemos que seria muito difícil fazer esta gestão a partir de Lisboa, pois obrigaria à montagem de uma estrutura organizativa e funcional complexa, pesada e com enormes custos, para além, naturalmente, da legalidade jurídica para o poder fazer. Propusemos assim, em total articulação com o Governo, as Federações Desportivas e os municípios, que os CAR fossem geridos localmente, constituindo-se para o efeito Comissões de Gestão Local, dinamizando a actividade e tornando mais eficaz a sua gestão”, explica Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto, o organismo ao qual compete a coordenação dos Centros de Alto Rendimento nacionais.

A cerimónia de assinatura do acordo decorreu precisamente no CAR de Rio Maior, contando com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, do presidente da Fundação do Desporto, Carlos Marta, da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, do Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, da Diretora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Rita Santos Rocha e do Presidente do Conselho de Administração da DESMOR, Carlos Coutinho.